Bombeiros garantem segurança dos banhistas durante o final de semana
Publicado: 27 de julho de 2020 - Hora: 09:00

5. Bombeiros garantem segurança dos banhistas durante...
Bombeiros garantem segurança dos banhistas durante o final de semana

Este domingo (26) de sol forte e grande movimentação de veranistas nas praias, fez com que o Corpo de Bombeiros Militar do Pará reforçasse as atividades de prevenção para assegurar a tranquilidade dos banhistas e os bons resultados que as operações vem alcançando.Para quem não quis enfrentar grandes engarrafamentos na BR 316, as opções de grande parte da população foram as praias localizadas próximo à capital, como a Ilha de Caratateua, Outeiro e Cotijuba.

Segundo o Capitão Moura, comandante da prevenção de guarda-vidas, na ilha de Outeiro, o efetivo foi reforçado para atender a grande demanda do público. Na ilha, a corporação atua com um efetivo de 46 militares, distribuídos nas praias do Amor, Grande, Barro Branco, Paraíso e Brasília. Além do apoio de bote, moto aquática e unidade de resgate para suporte de primeiros socorros. “Aqui atendemos principalmente ocorrências de pequenos cortes provocados por cacos de vidro nas areias das praias e por linhas de pipa. Sempre orientamos as pessoas que brincam com pipas sobre a proibição do uso do cerol e dos riscos que a prática oferece”, destacou o comandante.

Equipes da Defesa Civil Estadual (CEDEC) também têm realizado trabalhos preventivos em algumas regiões de grande circulação de banhistas. Com o aumento de ocorrências de crianças que se perdem dos pais nas praias. Os militares, juntamente com agentes do Conselho Tutelar, fizeram a identificação de várias crianças com pulseiras de identificação e os pais foram orientados sobre os cuidados com os pequenos.

Os militares da CEDEC fizeram ainda, vistorias em Icoaraci, onde os agentes verificaram os danos causados pela erosão na orla da praia do Cruzeiro e efetuaram o isolamento da área para evitar o trânsito de pedestres. E na ilha de Cotijuba os agentes realizaram rondas aos acessos da praia do Farol, onde também foi informado aos agentes distritais da Defesa Civil sobre os riscos da ponte que dá acesso à referida praia.

Tanto em Outeiro quanto Cotijuba foram registrados alguns afogamentos com baixo nível de gravidade. E graças a atuação rápida dos veículos aquáticos de apoio e aos olhares atentos dos Guarda-vidas, este domingo se encerrou sem nenhuma ocorrência fatal.

Em Salinópolis, a movimentação se manteve intensa. Na praia do Atalaia, onde o público estimado foi de 20 mil pessoas, houve dois carros particulares atingidos pela maré no movimento de preamar. Não foi registrada nenhuma ocorrência de afogamento, resultado do trabalho de prevenção reforçado pelos

Na praia do Maçarico o aumento do fluxo de banhistas foi percebido no período da tarde, necessitando de um serviço de prevenção mais intenso. E onde foi registrado um resgate na água, de um homem de 37 anos, sem grandes complicações.

Apesar da aumento de banhistas nas praias, o trabalho efetivo do Corpo de Bombeiros, especialmente na prevenção com guarda-vidas e reforço nas áreas necessárias, levando orientações aos veranistas, tem sido fundamental para garantir a segurança neste verão.