Bombeiros fazem salvamento em Salinas de uma criança de 2 anos
Publicado: 12 de julho de 2017 - Hora: 10:55

5. Bombeiros fazem salvamento em Salinas de...
Bombeiros fazem salvamento em Salinas de uma criança de 2 anos

Na tarde de quinta-feira, 06 de julho, militares do Corpo de Bombeiros realizaram salvamento aquático de uma criança de 2 anos na praia do Atalaia em Salinópolis. O atendimento ocorreu às 14h e a vitima sofreu afogamento de grau 4, apresentando vômito, espuma na boca e inconsciência.

De acordo com informações colhidas pelos bombeiros, a pequena menina estava brincando à beira da praia sob a supervisão da mãe que no momento de falta de atenção permitiu que a filha fosse arrastada por uma forte onda que a fez aspirar muita água e ficasse inconsciente. Após esse momento a mãe observou que a filha estava se afogando e chamou os bombeiros para fazer o salvamento.

Segundo o supervisor do serviço dos guarda vidas em Salinas, Tenente Antoniel Nascimento, os militares dos bombeiros ao ser acionados pela mãe, retiraram rapidamente a criança do meio líquido e fizeram os primeiros atendimentos, após estabilização na barraca dos bombeiros a levaram na Unidade Resgate do CBMPA para o Hospital regional de Salinópolis. De acordo com boletim Médico a criança passa bem.

O Corpo de Bombeiros do Pará está atuando com 62 militares nas praias de Salinópolis nesse mês de julho e disponibiliza o serviço de proteção balnearia com guarda vidas, mergulhadores e socorristas. Todos estão equipados dentro das suas diferentes funções com materiais que são necessários para realizar o atendimento das ocorrências.

Guarda Vidas estão equipados com tubos de resgate, nadadeiras e apitos; Os mergulhadores estão com roupas de mergulho e mascaras e cilindros para respiração autônoma; E os socorristas estão com materiais de atendimento de primeiros socorros.

Os bombeiros deixam dicas de segurança para os veranistas:

. Ao chegar a praia, solicite informações ao guarda vida sobre as áreas destinadas para banho;

. No posto do Corpo de bombeiros solicite a pulseira de identificação para as crianças;

. As pulseiras não são coletes Salva-vidas. Elas auxiliam a encontrar o responsável de forma segura e rápida;

. Em caso de criança perdida, peça auxílio ao guarda vida ou dirija-se ao posto dos bombeiros localizado na praia;

. Fique de olho nas crianças: quem se diverte são elas. Banho somente na companhia de um adulto;

. Evite nadar em locais que não conheça, que possuam muita correnteza e em locais profundos;

. Fique atento aos horários de maré alta;

. Não abuse de bebidas alcoólicas e nem entre na água se tiver ingerido. Poderá ser fatal;

. Nunca empine pipas com cerol. Acidentes com esse material podem ser fatais;

. Não permita que menores dirijam ciclomotores e quadriciclos. É proibido;

. É obrigatória a habilitação para pilotar jet skin;

. Ao utilizar uma embarcação, verifique se há coletes salva vidas suficiente e respeite o limite de lotação. Não utilize embarcações lotadas.

Texto e Fotos: ASCOM/CBMPA