Bombeiros e PMs retiram veículo submerso em Salinas
Publicado: 1 de agosto de 2017 - Hora: 10:53

5. Bombeiros e PMs retiram veículo submerso...
Bombeiros e PMs retiram veículo submerso em Salinas

Na tarde deste domingo, 23, homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atuaram na retirada de uma pick up que ficou submersa na praia do Atalaia, em Salinópolis. De acordo com os banhistas que presenciaram a ocorrência, um rapaz que estava conduzindo o veículo estacionou na extensão de areia no final da praia do Atalaia e no momento em que estava enchendo a maré resolveu ajudar um outro condutor que estava com o veículo atolado na areia. Após prestar o socorro ele acabou também atolando o seu veículo de tal maneira que nem os Bombeiros e o guincho conseguiram retirá-lo antes do veículo ser tomado pela água.

Segundos os bombeiros o fato ocorreu na tarde de sábado, 23, por volta das 14h, e todas as tentativas para retirar o veículo foram realizadas, mas o terreno já estava muito perigoso e o guincho poderia também ficar atolado. A maré avançou muito rápido, com amplitude 5.0 por volta das 19h e deu-se a perda total do veículo. Os militares do CBM isolaram o local e aguardaram o momento da baixamar (maré seca) para auxiliar na remoção do veículo.

“Precisamos de seis homens dos bombeiros e quatro homens da Segup para fazer a retirada do veículo, com a tração de uma retroescavadeira que conseguimos com a prefeitura de Salinópolis. Agora vamos fazer a conferência do veículo e tentar entrar em contato com o proprietário, que o abandonou no local, e se nós não conseguirmos vamos repassar para o Detran fazer o levantamento dos dados e junto com a delegacia fazer o boletim de ocorrência para colocarmos o veículo no guincho e entregar ao dono”, disse o 1º tenente BM Rodrigo do Vale, que coordenou os guarda vidas no atendimento da ocorrência.

Os bombeiros contaram com apoio de policiais militares para fazer o isolamento da área no momento da retirada da pick up. A sargento PM Selma Silva supervisionou a ação. “Estamos fazendo a segurança com o objetivo de manter a ordem em volta do local, para os bombeiros fazerem o serviço de retirada do veículo com tranquilidade”.

Segundo os guarda vidas, sempre é feita prevenção de acidente no momento da maré cheia, com as ações de fechamento das vias de acesso à praia e orientação de horários das marés, mas mesmo assim alguns banhistas não respeitam as orientações e insistem em deixar os veículos na margem da praia no momento em que está enchendo a maré.

Os bombeiros alertam que para evitar atolamento dos veículos na praia, o condutor deve acompanhar os horários da tábua de maré, para saber quando está enchendo e quando está vazando. É possível encontrar a tábua de maré nos postos dos bombeiros montados na praia. Além disso, os motoristas devem respeitar as orientações dos guarda vidas, porque eles sabem os horários da maré, através do estudo da Marinha.

Texto: Soldado Roclane Damasceno

Fotos: Sargento Carlos Cesar