AVANÇOS NA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ SÃO AVALIADOS POR REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL
Publicado: 8 de novembro de 2021 - Hora: 11:59

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. AVANÇOS NA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ...
AVANÇOS NA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ SÃO AVALIADOS POR REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL

 

Uma equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi recebida por representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) para conhecer os avanços obtidos na área pelo Estado do Pará. No encontro foi apresentado pela equipe de Brasília (DF) o plano nacional “Estratégia em Ação”. A reunião ocorreu no novo prédio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, nesta quarta-feira (03). Entre os participantes do encontro estavam gestores das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Sistema Penitenciário, Centro de Perícias Científicas, Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque-Denúncia, Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (Gflu) e Instituto de Ensino de Segurança (Iesp).

Foram expostas as condições em que o Estado foi encontrado em 2019, as estratégicas implantadas e os resultados obtidos, notadamente a saída do Pará do ranking das unidades da Federação mais violentas, para se destacar como o Estado que mais reduz a violência no Brasil, com queda de 30% nos índices de criminalidade. O coronel Carlos Leão, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coordenador-geral de Estratégia em Segurança Pública do Ministério da Justiça, elogiou o trabalho realizado pela equipe de segurança pública do Pará. “O trabalho que o Pará vem realizando é extremamente positivo. A gente vê o interesse do Estado em querer acertar, em evoluir em alguns planos, em algumas medidas, principalmente na área de logística e área operacional, como foi apresentado com a base fluvial de combate à pirataria e de combate ao tráfico internacional de drogas pelos rios da região, que será usada como base para todas as instituições de segurança pública, quer seja estadual ou federal, e até mesmo municipal”, afirmou o coordenador-geral.

Iniciativas – Entre os avanços já concretizados estão o Projeto “Segurança Por Todo o Pará”, que interioriza ações que deram certo na Região Metropolitana de Belém, observando as características criminais locais; o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que une segurança pública e cidadania, além da construção da primeira base integrada flutuante “Antônio Lemos” em um corredor estratégico, na cidade de Breves (no Arquipélago do Marajó), que historicamente é passagem de drogas e contrabando no Estado, e o novo Centro de Treinamento Operacional (CTO) destinado a aprimorar a qualificação dos grupamentos de operações especiais das instituições que compõem o Sieds.

“Nós podemos demonstrar de forma organizada tudo que já foi feito para a segurança pública do Pará, em especial com relação às ações estruturantes, à operacionalidade, à gestão de pessoas, ao orçamento, à captação de recurso. Nós podemos mostrar tudo que conseguimos em avanços para a segurança pública nesses dois anos e dez meses de gestão”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. Estratégia – A iniciativa do Governo Federal, por meio da Senasp, é dividida nas seguintes etapas: reuniões de alinhamento estratégico, como a realizada hoje; visitas às instituições de segurança pública, que ocorrerão nesta quinta (04) e sexta-feira (05); conhecimento de programas estratégicos, projetos e/ou programas existentes nos Estados, e escolha de pontos focais por instituição nos Estados. Para isso, o material orientador da estratégia é composto pela Política Nacional de Segurança Pública, Plano Nacional de Segurança Pública, Metodologia de Projetos, Fontes de Financiamento, Cartilha de Emendas Parlamentares e Modelo de Prestação de Contas e Instrução Normativa.

De acordo com o coronel Carlos Leão, o projeto visa trabalhar as peculiaridades em cada Estado, para dar um retorno dentro daquilo que seja interessante em nível estadual, e atuar como facilitador em todas as áreas da segurança pública. “O que nós identificamos é que os planos que são elaborados de Brasília não têm eficácia quando implementados em todos os estados da Federação, porque cada estado tem a sua particularidade. Então, o que dá certo para um determinado estado do Sul, não dá certo para o Pará. Um estado com essas dimensões territoriais, com várias peculiaridades regionais, um plano estadual, único, não consegue contemplar todo o Estado. Imagine um plano nacional a gente querer implementar dentro de um estado do tamanho do Pará”, avaliou o representante da Senasp.O secretário Ualame Machado ressaltou que algumas das medidas concretizadas no território paraense podem ser utilizadas em outros estados, para se obter o mesmo sucesso alcançado no Pará. “A Senasp está viajando pelo Brasil para poder pegar essas informações e traçar estratégias macros. Eles (representantes) ficaram muito felizes com o que viram, tendo em vista que o Pará demonstrou que tem projetos realmente inovadores para a segurança pública do Brasil como um todo, e que podem ser copiados para outros estados, e também demonstrando as estratégias usadas pra que nós conseguíssemos chegar aonde chegamos até hoje, em sermos destaque em redução de criminalidade”, concluiu o secretário.

ASCOM CBMPA com informações da SEGUP.

Skip to content