Aula inaugural do Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar
Publicado: 17 de abril de 2017 - Hora: 15:57

5. Aula inaugural do Curso de Formação...

Com o objetivo de capacitar novos soldados para o desenvolvimento de operações de combate a incêndio, busca e salvamento, e resgate em geral, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará deu início na manhã da segunda-feira (06) ao Curso de Formação de Praças (Soldados) Bombeiro Militar, depois de mais de um ano de seleção através de de concurso público de admissão.

A turma do CFP é composta por 276 alunos, distribuídos em cinco polos: Belém, Marabá, Castanhal, Santarém e Abaetetuba. Em Belém o curso será desenvolvido no Instituto de Ensino e Segurança do Pará, localizado em Marituba, onde os alunos receberão instruções técnico-operacionais relacionadas às atividades desenvolvidas no dia-a-dia dos bombeiros. O curso acontecerá no período de fevereiro a setembro de 2017 e terá uma carga horária de 900 horas/ aulas.

Durante o evento o Comandante Geral, Coronel Zanelli Nascimento destacou que era um dia especial para Instituição. “Depois de longos anos sem concurso público, a Corporação recebe de braços abertos os novos alunos que escolheram voluntariamente servir a uma das instituições mais respeitadas do mundo inteiro. Que esse período de aproximadamente nove meses que vão preparar cada um dos senhores seja aproveitado de maneira positiva e que ao final cada um possa estar capacitado para servir a sociedade sem restrição, com respeito e solidariedade”, destacou o Comandante.

Entre as principais atividades realizadas pelos bombeiros, destacam-se as de cumprir missões de auxílio à população em casos de calamidade pública, agir em situações de emergência através de atendimento pré-hospitalar, auxiliar em eventos junto à comunidade que envolva ações de cidadania e prevenção de acidentes em defesa civil, bem como melhorar o processo de integração com os demais órgãos de segurança pública.

A aula inaugural contou com a presença do Secretário de Segurança Pública do Estado, General Jeannot Jansen, de representantes do Comando Militar do Norte, da Policia Militar e do Instituto de Ensino e Segurança do Pará, além de diretores e Comandantes do CBMPA.

Texto: Camila Santos V. C Jornalista

Fotografias: Sargento Carlos