Aniversário de inauguração do 12° GBM/Santa Izabel
Publicado: 2 de setembro de 2020 - Hora: 17:46

5. Aniversário de inauguração do 12° GBM/Santa...
Aniversário de inauguração do 12° GBM/Santa Izabel

No dia 29 de Agosto de 2008, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, inauguravam sua mais nova Unidade, o “12° Grupamento Bombeiro Militar”, localizado no município de Santa Izabel, região metropolitana de Belém.

E para comemorar esses 12 anos de inauguração e serviços prestados à sociedade, o grupamento organizou nesta terça-feira (01), uma manhã festiva para celebrar junto ao efetivo, o aniversário do 12°GBM. Diante disto, foi servido um café da manhã aos militares e em seguida a entrega dos certificados de “reconhecimento aos bons serviços prestados à Unidade”, uma forma de agraciar os militares que se destacaram nos últimos meses no serviço operacional e administrativo, ao qual também representaram toda a tropa que se dedica para levar um bom serviço à Santa Izabel e região. Dando continuidade às comemorações, houve a demonstração do levantamento realizado sobre as melhorias que o quartel sofreu nos últimos anos, como pintura, controle da disciplina, adequação do efetivo com o acréscimo proporcional a quantidade de viaturas operacionais e aos serviços das unidade. E por fim, em um momento de descontração os militares organizaram-se para jogar um partida de futebol, fechando o dia de comemorações ao aniversário de inauguração do 12°GBM.

A cerimônia também contou com a presença do Subcomandante Operacional, Tenente Coronel Farias e a presença do primeiro Comandante do 12°GBM, Tenente Coronel BM RR Elias Rocha. Para o atual o comandante da unidade, Tenente Coronel Edigar Góes, as celebração realizadas hoje foram de extrema importância para a motivação do efetivo e a valorização do grupamento. “Hoje foi uma manhã alegre e agradável, podemos reunir todo nosso efetivo para comemorar o aniversário da nossa segunda casa. E este é um evento importante, pois mostramos ao militar e ao civil a valorização dos nossos serviços, que já é bastante valorizado pelas áreas que atuamos. E infelizmente este ano não podemos abrir nossas comemorações ao público externo devido a pandemia, mas com o que fizemos hoje conseguimos demonstrar nossa enorme consideração pelo quartel do 12° GBM”.

História

Santa Izabel do Pará recebeu sua primeira Subunidade do Corpo de Bombeiros Militar, no dia 14 de novembro de 2001, o então 8° Subgrupamento de Bombeiros
Militar. Suas instalações foram improvisadas em um casarão, onde os militares eram alojados. Por conta disto, a comunidade de Santa Izabel,
apresentava urgência nos serviços de atendimento da instituição. E aos poucos a necessidade do município cresceu, e então, no dia 29 de agosto de
2008, foi inaugurada a sede própria do quartel de bombeiros em Santa Izabel, planejada no modelo padrão para resguardar viaturas e os mais novos guardiões. O quartel recebeu o nome de 12° Grupamento de Bombeiros Militar, localizado na rodovia BR-316, próximo ao entroncamento da rodovia PA 140, que dá acesso aos municípios de Vigia de Nazaré e São Caetano de Odivelas. Atualmente o 12° Grupamento Bombeiro Militar possuí 64 militares, e além da atuação em Santa Izabel atende as cidades de Bujarú, Santo Antônio do Tauá e Tomé Açu.