AMOR QUE VEM DO PEITO: A PARCERIA ENTRE O CBMPA E A SANTA CASA ALIMENTA A ESPERANÇA DE MÃES E BEBÊS HÁ 18 ANOS
Publicado: 21 de maio de 2020 - Hora: 16:35

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. AMOR QUE VEM DO PEITO: A...
AMOR QUE VEM DO PEITO: A PARCERIA ENTRE O CBMPA E A SANTA CASA ALIMENTA A ESPERANÇA DE MÃES E BEBÊS HÁ 18 ANOS

 

        Um gesto simples, doar, e o alento ao sofrimento de muitos bebês sem o leite materno. É assim que há 18 anos através das doações de leite materno, o Projeto Bombeiros da Vida do Corpo de Bombeiros Militar do Pará em cooperação com a Santa Casa de Misericórdia do Pará ajudam a salvar a vida de crianças que por vários motivos não têm acesso ao aleitamento diretamente da mães quando nascem. 

Desde o início da semana em que se comemora o Dia Nacional de Doação de Leite Humano (20) e a Semana Estadual de Aleitamento Materno, representantes das duas instituições participam de encontros regionais e nacionais com outras entidades referências no assunto.

Nos últimos 10 anos, o banco de leite da Santa Casa já atendeu cerca de 44 mil recém nascidos. Ao todo, a generosidade da doação, soma litros de amor e 41 mil litros de leite doados. E o Projeto Bombeiros da Vida já contabiliza mais de 100 mil visitas às mães doadoras. 

O leite materno é tudo o que um recém nascido precisa até os seis meses de idade, o alimento completo provido pelo corpo da mãe possui água, sais minerais, nutrientes e vitaminas essenciais para a boa formação, saúde e crescimento do bebê. Além de ser fundamental no desenvolvimento cognitivo e das barreiras imunológicas que terão impacto por toda a vida do indivíduo. Esses impactos não se restringem somente a saúde desses bebês, mas principalmente na redução das taxas de mortalidade infantil, seja por desnutrição ou doenças infecciosas. 

Durante a pandemia a solidariedade não pode parar:

Apesar de as doações não terem sofrido queda com a série de implicações trazidas pela pandemia do novo coronavírus. A Cabo BM Carlena Figueiredo, Coordenadora do Bombeiros da Vida reforça que, “a doação é muito importante, pois mesmo que havido redução, a demanda é sempre muito grande e os bebês precisam da alimentação constantemente”.

A Coordenadora também reforça que a doação dos frascos de vidro que a Santa Casa costuma receber e que são repassados às doadoras para depositar o leite, está suspensa, “porém a pessoa pode guardar até que acumule 5 potes ou mais que é a quantidade que a nossa equipe vai buscar na casa do doador”. 

Para doar, é preciso estar saudável e não apresentar nenhum sintoma da covid-19. Além de redobrar os cuidados na hora da coleta como: utilizar máscara e higienizar a mama e as mãos com água e sabão.

A doação é simples e segura, os Bombeiros Militares que atendem no Projeto vão até a casa das colaboradoras, com todas as medidas de distanciamento social e mínimo contato com elas, como destaca Rosane Farias, “nesse momento de pandemia, que é difícil, eu não preciso sair de casa para fazer a doação. A equipe do Corpo de Bombeiros vem toda semana na minha casa fazer a coleta e entregar novos vidros”, conta a doadora. 

O CBMPA através Projeto Bombeiros da Vida juntamente com Santa Casa do Pará, agradecem às mais de 27 mil doadoras que contribuíram com essa causa nos últimos anos, contribuindo com os números, o sucesso alcançado e as vidas de famílias inteiras. Porque cuidar amamentar também é alimentar a esperança e o crescimento da sociedade. 

 

ASCOM CBMPA

Skip to content