Alunos do Curso de Formação de Praças do CBMPA participam de Campanha de doação de Sangue no Hemopa.
Publicado: 17 de abril de 2017 - Hora: 16:21

5. Alunos do Curso de Formação de...

Cento e um alunos do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Pará participaram na manhã deste sábado (18) da Campanha de doação de sangue que está sendo realizada pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) nesse mês de fevereiro que tem como tema “No Carnaval, Use Fantasia de Salva Vidas, Doe Sangue”.

De acordo com o Major Helton Moraes, Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do Corpo de Bombeiros, o objetivo da participação dos alunos soldado na campanha foi contribuir no abastecimento da reserva do estoque de sangue do Hemopa, porque nesse período carnavalesco é considerado um mês critico devido o número de doadores diminuírem bastante, e como os alunos estão em boas condições de saúde para doar foram convocados de forma voluntária para participar da campanha e assim ajudar as pessoas que necessitam da doação de sangue.

A aluna soldado Maria de Fatima Lopes, participou da campanha motivada no que está aprendendo no Curso de Formação de Praça dos Bombeiros. “Estamos aprendendo no curso a importância da vida, do valor da solidariedade, e esse ato de doar sangue condiz com a função de bombeiro e de servidor da sociedade, que tem a missão de preservar e colaborar com a vida”, comentou a aluna.

Segundo a Gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, a fundação Hemopa depende de diversas parcerias pra ter sangue em estoque para atender a demanda transfusional do Pará. “A iniciativa do Corpo de Bombeiros tem contribuído decisivamente pra que nesse período de carnaval que sofre uma redução de 40% no número de doadores, tenha mais sangue no estoque para atender qualquer demanda. Esse tipo de parceria é formador de opinião por estimular o voluntariado a essa iniciativa solidária que é muito importante para o banco de sangue aumentar o seu estoque, e assim ajudar as pessoas que depende de uma bolsa de sangue nos hospitais”, disse Juciara.

A Campanha de sangue do Hemopa de carnaval teve sua abertura neste sábado (18) na Sede da fundação com apresentação de Escola de samba de Belém e de cantores regionais. A programação se estenderá até 24 de fevereiro e contará com o apoio da SESMA, SESPA; FAP e de caravanas solidárias com grupos de parceiros.

Texto: ASCOM/CBMPA

Fotos: Sargeto Carlos Cesar