Alunos do CFO participam de instrução inovadora de combate a incêndio florestal
Publicado: 2 de maio de 2018 - Hora: 11:44

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Alunos do CFO participam de instrução...
Alunos do CFO participam de instrução inovadora de combate a incêndio florestal

Alunos do 2º ano do Curso de Formação de Oficias participaram de instrução de “Combate a Incêndio Florestal”, realizada no último dia 19 de abril, na mata Pirelli, em Marituba. A instrução faz parte do conteúdo programático da disciplina de Tecnologia de Combate à Incêndio (TCI), lecionada pelo capitão Aluiz, e monitorada pelo Capitão Rio Branco e Cabo Monteiro.

Inicialmente, pela parte da manhã, houve a ministração de conteúdo teórico, ministrado pelo Subtenente Souza, onde foram ensinadas aos alunos as principais causas de incêndios florestais, sua classificação e as regras básicas de segurança. Já pela tarde, iniciou-se uma marcha saindo, do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em direção à mata da Pirelli, na aula prática os alunos tiveram maior contato com os equipamentos do combate à incêndio florestal, entre eles o pinga fogo, foice, enxada, motosserras, bolsas costais, abafadores, pás, mcleods e entre outros.

Desta forma, o cadetal teve a oportunidade de sentir as dificuldades relacionadas com este tipo de ocorrência, aumentando o preparo e conhecimento dos mesmos. Para tornar a instrução mais real possível, os cadetes foram divididos em três Guarnições de Combate a Incêndio (GCIFS). Cada equipe tinha um chefe, além do comandante da operação, com funções designadas previamente pelo instrutor.

Ao chegar à mata da Pirelli, os alunos fizeram uma caminhada em mata fechada portando todos os equipamentos, além de terem recebido também instruções, pelos Cabos Rêgo e Barbosa, do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), sobre o preparo de pista de pouso e manobra de aeronaves.

Pode-se dizer que esta instrução foi um diferencial na disciplina de Tecnologia de Combate a incêndio, pela fato de ocorrer maior proximidade com os equipamentos e as atividades práticas de combate à incêndio florestal no período do curso de formação. Dessa forma, torna os futuros oficiais ainda mais qualificados, não só para executar, mas, principalmente para instruir e gerir o futuro da corporação. A 14ª turma do curso de formação de oficiais ocorre no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), e tem previsão de término em novembro de 2019.

Texto: Cadete Piquet

Edição: Ascom CBMPA
Fotos: Capitão Aluiz

Skip to content