ALGAS MARINHAS SÃO TRANSPORTADAS PELAS CORRENTES COSTEIRAS NA PRAIA DO ATALAIA
Publicado: 13 de março de 2019 - Hora: 15:34

5. ALGAS MARINHAS SÃO TRANSPORTADAS PELAS CORRENTES...
ALGAS MARINHAS SÃO TRANSPORTADAS PELAS CORRENTES COSTEIRAS NA PRAIA DO ATALAIA

Nesta quarta-feira, dia 13, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Defesa Civil Estadual, por meio do 13° Grupamento Bombeiro Militar de Salinas (13°GBM) registraram o aparecimento de algas marinhas na praia do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste do Pará.

De acordo com informações do Major QOBM Jacó, Comandante do 13°GBM, que esteve presente no local, as algas não são tóxicas e não apresentam riscos à saúde humana, o maior prejuízo está na parte estética da praia, assim como,  prejudica o deslocamento na prática da natação.

Acredita-se que,  as algas tenham sido transportadas pelas correntes costeiras, em decorrência da maré de quadratura, que acontece durante as luas minguante e crescente, quando as forças gravitacionais do sol estão em direções diferentes das da Lua, anulando parte delas, produzindo pouca variação entre as marés alta e baixa.

Por: Carla Renata Cruz

Informações: Major QOBM Jacó- Comandante do 13°GBM