AÇÕES DO CBMPA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À COVID-19
Publicado: 15 de maio de 2020 - Hora: 20:47

5. AÇÕES DO CBMPA DE PREVENÇÃO E...
AÇÕES DO CBMPA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À COVID-19

Comando Geral

Desde o início da Pandemia no Estado, o CBMPA vem tomando medidas para a prevenção dos seus servidores e a não proliferação do Novo Coronavírus (Covid-19).

*Desinfecção*: Entre elas estão as ações de desinfecção em suas Unidades. Nesta semana, o Quartel do Comando Geral, recebeu a pulverização em conjunto com o Governo do Estado. Esta atividade visa promover a eliminação de microorganismo no ambiente (vírus, bactérias, fungos e ácaros), além de formar uma camada protetora que mantém o local desinfectado. A substância é feita com uma solução de hipoclorito de sódio 1%. A ação contou com a participação da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Outras Unidades do CBMPA também realizaram a desinfecção para enfrentamento do vírus, como o 7°GBM/Itaituba em parceria com o Exército Brasileiro e os quartéis 4°GBM/Santarém e o 15° GBM/Abaetetuba com a colaboração das prefeituras dos municípios.

Além do mais, o Quartel do Comando Geral, recebeu o apoio da Secretária do Estado de Administração Penitenciária (SEAP), que concedeu trabalhadores para manutenção e limpeza de áreas verdes da Unidade.

*Materiais*: Recentemente o Comando Geral do CBMPA, comprou diversos materiais para a proteção do seu efetivo, como: 4.400 macacões protetores (Tyvek); 4.350 óculos individuais; 5 mil aventais descartáveis; 15.000 pares de luvas de procedimentos; 1.500 máscaras N°95; 3 mil máscaras específicas para socorristas; 1700 litros de álcool líquido 70% e outros 1500 litros de álcool em gel 70% para atender a demanda interna da corporação. Todo esse material foi adquirido pelo CBMPA, porém, ainda não chegou a totalidade na instituição, devido a grande procura desses produtos no mercado nacional e mundial, em consequência disso os fornecedores estão com dificuldades para tê-los a pronta entrega. Contudo, os materiais que chegaram já foram distribuídos para os demais Grupamentos Bombeiro Militar, o restante será entregue a medida que for chegando. Conforme a rotina existente nos quartéis com a distribuição de sabão líquido, água sanitária e desinfetante, esses novos produtos adquiridos irão reforçar a higienização para o enfrentamento da Covid-19.

*Prevenção*: Além disso, a instituição adotou medidas para o setor Administrativo e Operacional nas Unidades, no qual realiza o revezamento de Bombeiros Militares e Civis dentro dos setores administrativos, a fim de não haver aglomerações, sendo cumprido o trabalho remoto (Home Office). E prioriza a permanência física das guarnições operacionais nos quartéis. Em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública – SEGUP, oferece atendimento médico ambulatorial na Policlínica do CBMPA, bem como, a vacina contra gripe, testes rápidos que detectam a Covid-19, prescrição de receita médica e a distribuição de medicamentos para tratar a doença.

Os Grupamentos também estão tendo todo os cuidados com a não proliferação do vírus, sendo essencial a utilização de máscaras, protetores faciais, higienização dos calçados e com a distribuição de álcool em gel. Assim como, deixando os espaços dos alojamentos bem arejados através da abertura de portas e janelas. Como também, está sendo feita a sanitização/desinfecção de todas as dependências físicas das Unidades.