Academia de Bombeiro Militar comemora aniversário de 26 anos
Publicado: 11 de março de 2018 - Hora: 11:29

5. Academia de Bombeiro Militar comemora aniversário...
Academia de Bombeiro Militar comemora aniversário de 26 anos
A Academia de Bombeiro Militar do Pará (ABMPA),  intitulado de Capitão Antônio Veríssimo de Abreu, completará no próximo dia 16 de março, 26 anos. Este ano, a comemoração será marcada pela primeira edição do “Desafio Bombeiro”, além da tradicional formatura, jogos acadêmicos e culto ecumênico.
Sobre o “Desafio Bombeiro”, que é um sucesso mundial,  consiste em um circuito de provas envolvendo habilidades operacionais das atividades inerentes a profissão Bombeiro Militar, sendo elas: salvamento veicular, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento terrestre e em altura.
O circuito de provas contará com a participação de equipes representativas de Unidades Bombeiro Militar (UBM’s) de todo o Estado, que será realizado na próxima terça-feira (13), às 13h, nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP), localizado na BR 316, KM 132, Marituba. Já o torneio de futsal ocorrerá no dia 15 de março, no Ginásio Poliesportivo do Sesi, Ananindeua. O encerramento, das comemorações de 26º aniversário da ABM, será com formatura Cívico-Militar, no dia 16, com a presença de representantes da segurança pública do Estado.
Inscrições
As inscrições do “Desafio do Bombeiro” e torneio de futsal deverão ser feitas no Congresso Técnico, no dia 12 de março, às 10h.
Relevância da ABMPA para o Brasil
No início, conhecida como Escola de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, ABMPA foi constituída através do Decreto Governamental nº. 696, de 16 de março de 1992.
Pelos anos de existência o berço do Oficialato do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará se tornou referência na formação de centenas de Oficiais Bombeiros do Norte e Nordeste do Brasil, e demais regiões do Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Tocantins.
Atualmente, a Academia do Bombeiro Militar do Pará conta com 29 cadetes, que são estudantes pelo período de 3 anos, nesse processo recebem formação completa para que, em 2019, sejam declarados aspirantes à oficial. Dessa forma, prontos para servir à sociedade paraense e cumprir sua missão: Vidas Alheias e Riquezas Salvar.
Texto:  Cadete Felipe Maciel e Cadete Piquet
Edição: Ascom CBMPA