Academia Bombeiro Militar comemora 27 anos
Publicado: 18 de março de 2019 - Hora: 13:18

5. Academia Bombeiro Militar comemora 27 anos
Academia Bombeiro Militar comemora 27 anos

Criada no dia 16 de março de 1992, a Academia de Bombeiro Militar do Pará (ABM) comemorou seu 27° aniversário nesta sexta-feira (15). Localizada na Cidade Nova VII, em Ananindeua, a Escola de Formação de Oficiais surgiu com o objetivo de atender ao contingente de bombeiros do Pará, bem como, bombeiros de outros estados da região amazônica.

A Academia surgiu da necessidade da implantação de uma escola destinada aos bombeiros paraenses, já que anteriormente estes dependiam das poucas vagas ofertadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e do Distrito Federal para realizar a capacitação.

No ano de 1997 a academia recebeu a primeira turma de Oficiais Combatentes composta por cadetes do sexo feminino. O que ocasionou uma série mudanças estruturais e comportamentais para toda a corporação, que vão desde a criação de um banheiro feminino, como a criação de um protocolo para mulheres. Marcando, definitivamente, a presença feminina dentro da instituição, que hoje assumem cargos de gestão no CBMPA.

Em 1999, a sede da escola mudou-se para o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), no município de Marituba.

Hoje a Academia é referência na formação de Oficiais em todo o Brasil e já formou 572 oficiais, sendo 218 do Pará e 354 de outros estados, dentre eles Amapá, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Roraima, Acre, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Baía.

A cerimônia em comemoração ao 27° aniversário contou com a presença do subcomandante-geral, Coronel QOBM Alexandre Costa Nascimento, neste ato representando o comandante-geral, Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza.

O subcomandante foi recepcionado pelo comandante da Academia Bombeiro Militar do Pará, Tenente Coronel QOBM Eduardo Celso da Silva Farias, que prestou as honras regulamentares do evento.

“Eu tive a oportunidade de fazer parte da quarta turma de formação de oficiais e estou à frente da Academia desde o ano de 2016. Tenho muito orgulho de estar neste 27° aniversário, sabendo que estou contribuindo para a instituição na preparação dos nossos oficiais que irão atender as funções operacionais e administrativas” disse o comandante da ABM, Coronel Eduardo Celso.

Durante a solenidade foram feitas entregas de certificados Amigos da ABM, realizadas pelo Coronel Alexandre Costa, Coronel Eduardo Celso, Coronel Andrei e o Tenente Coronel Bentes. Seguido da premiação “Desafio Bombeiro”, em que cada equipe escolheu um representante para ocupar o lugar no dispositivo de premiação de primeiro, segundo e terceiro colocado.

“É sempre um orgulho nós retornarmos à nossa academia, pois acreditamos que ela foi a grande propulsora da demonstração de conhecimento que adquirimos e praticamos na nossa vida de bombeiro. A mensagem que eu gostaria de repassar aos nossos alunos, é a de que o conhecimento nunca é demais. A educação sempre vale a pena se adquirir mais e mais” disse o Coronel QOBM Alexandre Costa, direcionado aos cadetes da Academia Bombeiro Militar.

Por: Carla Renata Cruz

Fotos: Sargento  BM Carlos