Abertura da Operação Verão 2019 tem sua coletiva de imprensa
Publicado: 1 de julho de 2019 - Hora: 14:04

5. Abertura da Operação Verão 2019 tem...
Abertura da Operação Verão 2019 tem sua coletiva de imprensa

Na última sexta-feira (28/06), o Corpo de Bombeiros recebeu os órgãos integrados da segurança pública para a coletiva de imprensa da Operação Verão na Paz 2019, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Com o tema “Verão com segurança – Mergulhe nessa ideia”, a coletiva teve como objetivo informar à imprensa e demais autoridades locais e militares sobre a atuação de prevenção nas 125 localidades do Estado, para que a população possa aproveitar o verão de forma tranquila, segura e sem incidentes. Representantes de todo o Sistema de Segurança Pública acompanham as ações a partir de três (3) postos de comando: Salinópolis (Praia do Atalaia), Mosqueiro (Praia do Chapéu Virado), e Outeiro (Praia Grande). A Operação vai contar com um reforço no efetivo de 3.700 agentes de segurança, emprego de 65 viaturas, 5 aeronaves e 3 embarcações, que ocorrerá ao longo de 6 finais de semana consecutivos, do dia 29 de junho até 5 de agosto.
Corpo de Bombeiros Militar: 934 militares estão distribuídos em 126 municípios. Serão distribuídas 30.000 pulseirinhas de identificação para crianças, com o objetivo de trazer segurança aos pais dos mesmos. Também foi disponibilizado o aplicativo “Praia Segura”, oferecendo informações sobre o clima, tábuas de maré e dicas de segurança, e o aplicativo “Cadê minha criança”, que localiza crianças perdidas durante o veraneio. No total 34 embarcações atuarão 24h nos serviços de resgate, e 24 viaturas nas rodovias e Guarda-Vidas de 8h00 às 18h00 nas praias.
O Grupamento Fluvial: 176 agentes utilizando 44 embarcações empregadas na operação, realizando rondas nos Portos da Região Metropolitana de Belém e seus distritos.
Polícia Civil: 177 Policiais Civis reforçam as delegacias situadas nos 21 municípios, atuando na fiscalização em estabelecimentos de diversão pública para verificar a presença irregular de menores e a venda/consumo de bebida alcoólica a adolescentes.
Departamento de Trânsito (DETRAN): Visa prevenir acidentes e garantir segurança no trânsito nos pontos de maior concentração humana e de veículos, por meio de ações educativas e fiscalizatórias.
Polícia Militar: 2.340 policiais militares reforçam a segurança. A PM intensifica o policiamento em 33 localidades durante a operação, junto com a Capital e demais municípios.
Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP): 65 agentes atuam nas ações empregando 5 aeronaves. Um helicóptero fará ponto base alternado no trevo de Santa Maria, na estrada do Mosqueiro e em frente a Unidade de Pronto Atendimento de Castanhal para atendimento médico.
Centro Integrado de Operações (CIOp): O reforço contempla os serviços de atendimento de chamadas telefônicas para o número 190. Para a operação, novas câmeras de segurança foram instaladas, ampliando a área de cobertura.
Superintendência do Sistema Penitenciário: “Reeducar, essa é a minha praia”, ação em que internos, com boa conduta no sistema prisional, distribuirão 16 MIL sacolas personalizadas para conscientizar os banhistas.