4º GBM realiza Operação Círio de Nossa Senhora da Conceição 2018
Publicado: 27 de novembro de 2018 - Hora: 14:25

4º GBM realiza Operação Círio de Nossa Senhora da Conceição 2018

Neste último domingo (25), aproximadamente 150 mil pessoas participaram do Centésimo Círio de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, Oeste do Pará.

A procissão do Círio iniciou por volta de 7 horas, com saída da Igreja de São Sebastião, e percorreu algumas das principais e avenidas da cidade (Av. São Sebastião, Cuiabá e Tapajós), chegando até a Praça da Matriz por volta de 11 horas.

No total, 67 Bombeiros Militares, 40 Bombeiros Civis e 18 Emergencistas trabalharam durante toda a procissão, contando com o apoio de Ambulâncias da própria Unidade, e equipes do SAMU, FAMED e Amazon Saúde. As viaturas de Combate a Incêndio também ficaram a postos em locais estratégicos ao longo do percurso, e um Sistema de Comando de Incidentes (SCI) foi montado para o gerenciamento da Operação.                                

Dentro das ocorrências atendidas pelas equipes de socorristas, foram registrados cerca de 30 atendimentos, envolvendo males súbitos, pessoas que não haviam se alimentado corretamente antes da caminhada, esgotamento físico, insolação e 6 apoios à crianças perdidas. Também foi realizada a Imobilização de uma vítima de acidente automobilístico que aconteceu em uma das ruas próximas ao local do evento, e o resgate de um cidadão que caiu da altura de 7 metros, da orla da cidade, e foi atendido e encaminhado até o Pronto Socorro Municipal pela equipe do Corpo de Bombeiros, na Unidade de Resgate 75.

Os serviços de prevenção a acidentes desenvolvidos pelo 4º GBM estiveram presentes em toda a programação do evento, entre elas, o Círio Mirim e a participação da Romaria da Segurança pública. A próxima fase da Operação Círio 2018 será na 24ª Caminhada de Fé com Maria, que acontecerá no dia 1º de Dezembro, onde milhares de fiéis se deslocam do Município de Mojuí dos Campos até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em um percurso de 37 km de fé e devoção.

Texto: Ascom CBMPA 

Por: Vanessa Campos