Outubro Rosa: Mês de conscientização sobre o câncer de mama.
Publicado: 13 de outubro de 2022 - Hora: 16:08

5. Outubro Rosa: Mês de conscientização sobre...
Outubro Rosa: Mês de conscientização sobre o câncer de mama.

“Quanto mais cedo você investigar, você descobrir, você tratar, mais cedo você vai ficar curada e voltar a sua vida normal. Hoje eu voltei para minha vida. Eu voltei para minha atividade. Hoje eu sou Tenente Coronel, eu era capitão na época. Então é possível você continuar a sua vida. O que você precisa fazer é buscar informação para aquele momento que você está vivendo” Diz a TCel Alessandra de Fátima Vasconcelos Pinheiro que aos 36 anos foi diagnosticada com câncer de mama.

Desde a década de 90 a campanha conhecida no mundo todo como Outubro Rosa criada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure é celebrada com muito afinco, objetivando a divulgação de informações e conscientização da prevenção ao câncer de mama. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, como defensores da vida, apoiam essa campanha fundamental. Em entrevista a TCel Alessandra, Bombeira Militar do Pará que descobriu aos 36 anos de idade, no ano de 2011, o câncer de mama, destaca sobre a importância do acompanhamento médico para que seja possível o diagnóstico precoce. “A grande sacada nisso tudo é investigar. Quanto mais cedo a gente souber da realidade, se vai ter câncer, se não vai ter, mais cedo você trata e as chances de cura são altíssimas.” A BM cita ainda que o acompanhamento psicológico para quem está passando por essa doença é essencial. Além do mais ela encontrou não só na família, mas no próprio local de trabalho o apoio necessário. “Naquele momento o Corpo de Bombeiros foi extremamente acolhedor para mim. Eu tinha que voltar, eu fiz cirurgia, então eu não podia dirigir, fazer esforço físico, tirar serviço. Então, eu tive muito apoio dos meus comandantes. Eu pude voltar no meu ritmo” Por fim Alessandra que teve seu diagnóstico de cura do câncer em 2014 deixa um recado para todas as mulheres: “Se ame, se cuide, se toque!”