CBMPA ENCERRA ATUAÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL NA SERRA DAS ANDORINHAS
Publicado: 14 de junho de 2021 - Hora: 13:10

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA ENCERRA ATUAÇÃO DE COMBATE A...
CBMPA ENCERRA ATUAÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL NA SERRA DAS ANDORINHAS

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil encerrou, na última quinta-feira (10) as ações de combate a incêndio florestal no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, região sudeste do estado.
A ação ocorria desde o dia 01.06 e contou com a participação de dez BM’s da Corporação, especialistas em combate a incêndios florestais, sob o comando do 2⁰ Ten QOBM Ávila Fonseca.
Apoiaram a ação uma guarnição composta por dez brigadistas do Instituto de Desenvolvimento Florestal e de Conservação da Biodiversidade (Ideflor-Bio), órgãoestadual responsável pelo Parque, além Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP), com a utilização de uma aeronave para, a qual ficou à disposição da operação, para auxiliar no deslocamento das equipes e visualização dos focos de calor ativo.
As equipes desenvolveram os trabalhos utilizando planejamento, táticas de combate, estratégias e ferramentas de geoprocessamento para a redução dos focos de calor.
O 2⁰ Tenente Ávila Fonseca, Comandante da operação, relata mais detalhes da ação: “no combate aos focos foram utilizadas mochilas costais e sopradores; conseguimos extinguir os focos de modo eficiente. Em seguida, foi feito o rescaldo e monitoramento para que não reinicie novos focos. O Comando Operacional da Corporação nos disponibilizou todos os meios para cumprirmos da melhor maneira a operação, visando a redução dos focos de calor, além do apoio e monitoramento diário das equipes em campo”.

ASCOM CBMPA

Skip to content