CENTRO DE MANUTENÇÃO DO CBMPA COMPLETA 114 ANOS DE HISTÓRIA
Publicado: 22 de junho de 2020 - Hora: 19:43

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CENTRO DE MANUTENÇÃO DO CBMPA COMPLETA...
CENTRO DE MANUTENÇÃO DO CBMPA COMPLETA 114 ANOS DE HISTÓRIA

Importante ressaltar que o CBMPA, toma todas as medidas de segurança no combate ao avanço da covid-19, os registros fotográficos desta matéria foram feitos antes pandemia do novo coronavirus.

Quando uma viatura do Corpo de Bombeiros ecoa sua sirene nas ruas solicitando passagem para atender uma ocorrência, muito do que foi realizado para que isso ocorresse não fica evidente. As viaturas utilizadas pelos bombeiros possuem diversas especialidades e para garantir o bom funcionamento de todas elas é necessário pessoas especializadas, serviço realizado no Centro de Suprimento e Manutenção de Viaturas e Material Operacional (CSMV/Mop), que é responsável pela fiscalização, controle, planejamento e execução das manutenções das viaturas em todo o Estado.

A HISTÓRIA
A manutenção de viaturas e materiais operacionais no Corpo de Bombeiros Militar do Pará remonta aos dias da criação da corporação, quando desembarcaram do navio vapor Bahia, em Belém no mês de agosto de 1882, vindos do Rio de Janeiro, os componentes do primeiro efetivo e as primeiras viaturas e materiais que formariam o primeiro órgão exclusivo para combater incêndios e realizar salvamentos no Estado do Pará, a Companhia de Bombeiros do Pará, pelo fato de todas as viaturas e os materiais operacionais necessitariam de manutenção diária. A primeira oficina para manutenção de viaturas e materiais operacionais surgiu em 22 de junho de 1906, quando da inauguração da Sucursal dos Bombeiros Municipais na travessa Vinte e Dois de Junho (hoje Avenida Alcindo Cacela), no bairro da Cremação, que atualmente sedia o Comando de Missões Especiais da PMPA. Em 21 de maio 1991, com o Corpo de Bombeiro Militar já desincorporado da PMPA, o CSMV/Mop é transferido do Quartel do Antigo Comando Geral, localizado na João Diogo, atualmente o órgão de apoio do sistema logístico funciona nas dependências do complexo dos bombeiros em Ananindeua, local onde também funciona uma unidade operacional e um centro de formação.

O AVANÇO
Nesses 114 anos de criação, o CSMV/Mop, desenvolve um serviço de extrema importância para a corporação, o de manutenções preventivas e corretivas das viaturas utilizadas nas atividades Bombeiro Militar; manutenção da frota, na execução dos serviços de substituições de peças, pneumáticos, troca de óleo, filtros e outros periféricos compatíveis com a demanda existente.
Atualmente a frota do CBMPA, gira em torno de 360 viaturas, entre, ambulâncias de resgate, caminhões de combate a Incêndio, veículos de salvamento, caminhões para transporte de tropa, ônibus, motos e equipamentos motorizados que estão distribuídos nos quartéis da região metropolitana e no interior do Estado.
Graças ao empenho do efetivo composto por militares especialistas em mecânica, elétrica e dos auxiliares, que formam uma equipe de colaboradores comprometidos com as demandas do Centro, que já realizou/gerenciou quase 900 manutenções, preventivas e corretivas, desde o início de 2020.

ASCOMCBMPA

Skip to content