25 DE AGOSTO: DIA DO SOLDADO
Publicado: 25 de agosto de 2020 - Hora: 10:37

25 DE AGOSTO: DIA DO SOLDADO

Quando as chamas ameaçam a vida, em seus mais diversos aspectos, inflamando-se contra a paz, surge o soldado em sua missão primeira, a de pacificador. Para os bombeiros militares, valentes soldados contra o fogo ameaçador que a tudo devora sem o trabalho mais que necessário desses heróis. Mas não somente, também contra todas as emergências que surgem a todo momento. Em qualquer momento ou condição, em qualquer lugar, está pronto para a sua tarefa, norteado por valores únicos de amor ao seu povo e à sua missão.  

Missão sagrada desses combatentes é o dever duplo de salvar vidas, bens, patrimônios. Protetores não somente as cidades e aquilo que nelas, em nossas vidas construímos e prezamos, mas de florestas, de matas, da natureza que nos devolve o ar que as chamas tentam roubar, como saltam aos ouvidos as notícias das bravuras daqueles que combatem o fogo que ameaça nossa rica Amazônia.

Bravura que se mostra no empenho, em cada missão, de cada dia, de cada emergência do soar da sirene que toma a todos de suspense, no pronto emprego para atender cada chamado de socorro. E lá se vai mais uma viatura, rasgando o trânsito intenso, bradando pelas ruas avisando que a ajuda está a caminho.

Entoado nas fileiras dos corpos de bombeiros militares do Brasil inteiro, diz a letra do Hino do Soldado do Fogo: “nem um passo daremos atrás”, porque o soldado é “voluntário da morte na paz” que não é conquistada sem que eles ofereçam suas vidas. Gestos que acima de tudo são de solidariedade, ética, altruísmo, pois não há outra forma de definir o gesto nobre de deixar suas famílias, suas casas e entes queridos para proteger a de outros.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, parabeniza a todos os militares, da ativa e veteranos, homens e mulheres, soldados do fogo, pela paz e pela vida, que ajudaram a escrever uma história centenária de serviços à sociedade paraense. 

 

ASCOM CBMPA

Skip to content