20⁰ GBM É O CORAÇÃO DO CBMPA NA OPERAÇÃO VERÃO 2021 EM MOSQUEIRO
Publicado: 11 de julho de 2021 - Hora: 01:32

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. 20⁰ GBM É O CORAÇÃO DO...
20⁰ GBM É O CORAÇÃO DO CBMPA NA OPERAÇÃO VERÃO 2021 EM MOSQUEIRO

O quartel do 20⁰ Grupamento Bombeiro Militar (20⁰ GBM), no distrito de Mosqueiro, em Belém, se transforma num verdadeiro Quartel-general do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil durante a Operação Verão.
Com um contingente de 49 Bombeiros Militares, o Grupamento recebeu um reforço de 45 agentes do CBMPA para garantir a segurança dos veranistas durante as férias do mês de julho, naquele que é um dos destinos mais procurados do estado nesse período.
Para demonstrar a importância estratégica do 20⁰ GBM para o CBMPA, o Comando Operacional, na pessoa de seu Comandante, o Cel QOBM Marcos Macedo, fez questão de realizar um momento de reunião dos aparatos humano e logístico que a Corporação colocou à disposição da sociedade na Ilha do Mosqueiro, a famosa bucólica.
Guarda-vidas especialistas, quadriciclos, embarcações, viaturas de resgate, de combate a incêndio e de busca e salvamento, além de equipamentos operacionais fazem parte do aparato.
Mas esse momento também foi regado de muita emoção, com a presença da senhora Riocy Rachid, que é tia do Cb BM Danilo, do contingente do próprio 20⁰ GBM e que representou as famílias dos Bombeiros Militares que, pelo chamamento da nobre missão de “vidas alheias, riquezas salvar”, necessitam ficar longe de seus entes queridos. Como símbolo da gratidão e da força dessas famílias, que passam a maior parte do tempo sem seus entes, a senhora Riocy Rachid foi presenteada com um tubo de salvamento, principal equipamento utilizado pelo Guarda-vidas.
Ao Comandante Operacional da Corporação coube a incumbência de fazer a homenagem: “a senhora Riocy representa aqui cada parente nosso: um pai, uma mãe, um irmão…o Comandante-Geral do CBMPA me designou para fazer essa homenagem. Senhora Riocy receba, de forma simbólica, este material (um tubo de salvamento) que é utilizado no dia a dia nos nossos serviços”.
Mas o serviços prestados diariamente pelo CBMPA em Mosqueiro não param por conta do aumento do fluxo de pessoas na Bucólica. As guarnições do serviço diário permanecem em prontidão na sede do Grupamento.
Durante o deslocamento de nossa equipe (Assessoria de Comunicação) flagramos o deslocamento da viatura de combate a incêndios com os sinais sonoros e luminosos acionados, o que significa deslocamento para atendimento a uma ocorrência. Seguimos a viatura e no local foi constatada um evento verídico, porém de pouca complexidade e que foi resolvido pelo próprio solicitante. “Uma panela de pressão foi esquecida no fogão e começou a expelir fumaça em demasia, o que assustou a vizinhança, que acionou o 20⁰ GBM, mas o proprietário da residência sanou, sem maiores consequências”, relatou o STen BM João Pedro Fiel, Comandante do Socorro ao 20⁰ GBM.
E ainda há que se mencionar o trabalho de bastidores da Corporação, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento da Operação Verão 2021. Trata-se da equipe do Centro de Manutenção de Viaturas do CBMPA baseada no 20⁰ GBM, composta pelo 3⁰ Sgt BM Otávio Vilhena e pelo Cb BM S. Moreira. “Hoje estamos aqui em Mosqueiro, mas já nos deslocamos aos quartéis de Santa Izabel, Castanhal e Vigia. Estamos prontos a atuar dentro das nossas competências, para prontamente restabelecer uma viatura ou um equipamento motorizado que apresente baixa mecânica”, disse o Cb BM S. Moreira.

ASCOM CBMPA

Skip to content