1º Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar do Pará comemora o 13º aniversário
Publicado: 12 de dezembro de 2019 - Hora: 16:39

5. 1º Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo...

No período de 10 a 14 de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará está realizando uma programação em comemoração ao 13º aniversário do 1º Grupamento Marítimo Fluvial com atividades e eventos institucionais. No dia 10 (terça-feira), em agradecimento ao êxito nas missões de resgate, o efetivo participou de um culto eculmênico onde houve a entrega de medalhas pelo reconhecimento da valorosa contribuição dos agraciados com a comenda. A  banda sinfônica do CBMPA esteve presente, junto a convidados civis e o pregador Cabo BM Isaías.

Pela manhã do dia 11 (quarta-feira), houve o “2º Desafio dos Bravos”, no píer do 1º GMAF, que consistiu em uma programação entre seções internas, repleta de provas no meio aquático para 16 militares do CBMPA. Esse é mais um evento em comemoração ao aniversário do GMAF, que será no dia 30 de dezembro, congregando aos militares valores profissionais como bombeiro militar. As provas do desafio foram: aquathlon, salvamento com tubo e salvamento com boneco. O prêmio conquistado pela equipe/seção campeã que alcançou o maior número de pontos nas provas.

“Essas atividades requerem condicionamento físico e técnico. Esse evento foi realizado para comemorar o aniversário do GMAF, com práticas de salvamento que são desenvolvidas o ano todo para manutenção física e mental a partir do treinamento baseado em corrida e natação.” disse o Capitão Leandro, Subcomandante do GMAF e um dos organizadores do evento.

Os militares são acompanhados por nutricionistas e psicólogos e essas atividades fazem parte de um programa que perdura o ano inteiro, desenvolvendo o condicionamento físico que vai agregar valores nas ocorrências de salvamento e resgate.

Os premiados foram:

*1º lugar – 3º Seção do GMAF: Subtenente Jedalias; Cabo Raildo; e Soldado Câmara

*2º lugar – 4º Seção do GMAF: Cabo Leão; Cabo Silva; Cabo Soares;

*3º lugar – Prefeitura do GMAF: Cabo Gomes; Soldado Danilo

Dando continuidade às comemorações do 13º Aniversário do GMAF, na manhã desta quarta-feira (12), ocorreu a “Volta da Barracuda 2019”, prova mais longa do circuito. Nesta etapa, a programação é realizada por meio aquático e terrestre, onde teve a participação dos Bombeiros Militares e órgãos convidados, como a Companhia de Operações Especiais – COE, Forças Armadas e Bombeiros Civil. A Volta da Barracuda, consistiu primeiro com a prova de natação pela Bahia do Guajará, tendo saída do Píer do 1º GMAF e chegada na Rampa do Ver-o-rio, no total de 4 km. Logo em seguida, sucedeu-se a corrida com deslocamento pelas avenidas Pedro Álvares Cabral e Artur Bernardes, até o GMAF, total de 5,5 km.

Participaram 10 equipes, cada uma com 5 militares de diversos Grupamentos Bombeiros Militar e Forças. As equipes campeãs foram: 1º Gmaf Alfa, 2º Gmaf Bravo e 3º COE. No qual, houve uma singela cerimônia para a entrega dos troféus aos vencedores e militares que destacaram-se durante a competição. O Cabo Leão BM, primeiro lugar geral, ressaltou sobre sua vitór de e a importância do evento. “Mais um ano de competição que participo, e sempre me sinto honrado por ainda ter uma boa condição para competir e agora principalmente ter conseguido o primeiro lugar. E essas atividades são reflexo do nosso dia-a-dia, uma preparação para atuarmos com excelência nos salvamentos que iremos realizar nas praias durante as operações, sendo assim, servir um bom serviço à sociedade”.

Programação do 13º Aniversário do Grupamento Marítimo Fluvial – GMAF:

4º Evento: 13/12 – Futebol RexPa entre militares do GMAF e Militares convidados. Horário: 07h às 12h

5º Evento: 14/12 – Jantar com Militares do GMAF e convidados civis e militares. Horário: 20h às 01h

DICAS DE SAÚDE:

Para o CBMPA sua saúde e bem estar são de fundamental importância, com isso, antesde se inscrever em uma prova aquática, pedestre ou caminhada faça uma avaliação médica e procure um profissional para avaliar sua aptidão física.