1º GPA PROMOVE WORKSHOP DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
Publicado: 23 de agosto de 2021 - Hora: 17:20

5. 1º GPA PROMOVE WORKSHOP DE PROTEÇÃO...
1º GPA PROMOVE WORKSHOP DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do 1º Grupamento de Proteção Ambiental (1⁰ GPA/Paragominas), promoveu, no período de 16 a 20 de agosto o I Workshop de Proteção e Defesa Civil da Região do Capim. O evento foi realizado nas instalações do SEST/SENAT de Paragominas e teve carga horária de aproximadamente 40 horas, contando com mais de 50 participantes de quatro dos cinco municípios que compõem a região: Paragominas, Ipixuna do Pará, Dom Eliseu e Ulianópolis.
Com abertura presencial e encerramento remoto, ambos presididos pelo Coordenador Adjunto de Defesa Civil, Coronel QOBM Reginaldo Pinheiro dos Santos, o Workshop abordou os mais diversos conteúdos, como uma palestra sobre uso de tecnologias para prevenção e combate à incêndios florestais, ministrada pelo Tenente Coronel Jean Oliveira Arruda, do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso. Também foram apresentados estudos de casos de desastres em Ipixuna do Pará e Dom Eliseu, pelos BM’s Tenente Paulo Henrique Matos, Sub-Tenente Elienai e Soldado Magno, que pertencem ao 1º GPA e que atuaram diretamente nesses desastres.

Também foi demonstrado o Sistema de Comando de Incidentes, pelo Major QOBM Cezar Alberto Tavares da Silva, Comandante do 1⁰ GPA.

Já sobre a 3ª edição da Operação Fênix, a Defesa Civil promoveu a Capacitação Básica Sobre Proteção e Defesa Civil, coordenada pelo Sargento Jean e pelo Cabo Márcio. Houve ainda a palestra do Técnico em Proteção e Defesa Civil de Bom Jesus do Tocantins, Nandiel Nascimento, sobre Captação de Recursos para Ações de Prevenção e Resposta aos Desastres.
“O evento foi marcante para despertar a força que existe nas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, com conteúdo altamente técnico, diversificado e rico em conhecimentos para preparar os participantes a saberem como agir diante qualquer tipo de desastre, tornando os municípios mais fortes”, enfatizou o Major Cezar Alberto, Comandante do 1º GPA.