1º GBM ENCERRA OFICINA DE REQUALIFICAÇÃO OPERACIONAL
Publicado: 14 de dezembro de 2018 - Hora: 21:34

5. 1º GBM ENCERRA OFICINA DE REQUALIFICAÇÃO...
1º GBM ENCERRA OFICINA DE REQUALIFICAÇÃO OPERACIONAL

Na tarde desta sexta-feira, 14, foi realizado no 1°GBM (1º Grupamento Bombeiro Militar – Cremação),  o encerramento da Oficina de Requalificação Operacional.  O evento teve início na última segunda-feira, dia 10, no 1°GBM – Cremação se estendendo até o dia 14 de dezembro de 2018.
O objetivo da oficina é promover a requalificação da tropa em diversas áreas de salvamento e combate à incêndio. A fim de oferecer um serviço mais qualificado e eficiente à sociedade paraense. As instruções foram intensificadas de acordo com a especificidade das guarnições que atendem ocorrências especificas. Viabilizando a otimização do  efetivo necessário para cada caso.
O Major Arteaga – Subcomandante do 1º GBM, disse em sua oportunidade que a oficina foi de extrema  importância para a vida dos militares, isso porque o 1° GBM é localizado em uma área que mais atende as ocorrências. Por esse motivo, as instruções e a requalificação desses profissionais são essenciais.
A cerimônia também contou com a entrega das medalhas de bons serviços de 10 e 20 anos, para os militares que se doaram durante anos prestando serviço a instituição e a sociedade.
Estavam presentes no evento o Comandante Operacional CEL BM Roger Ney Lobo,  Tcel Pinheiro, Tcel Silva Junior, Tcel Varela, entre outros militares.
De acordo com o Comandante Operacional, ”A corporação tem e deve manter a atividade prática, atualizando seus conhecimentos para que a tropa tenha condições melhores de atender as ocorrências, prestando um bom serviço a comunidade paraense. É muito importante para a tropa como um todo , porque tem oportunidade de conhecer novas técnicas, novos equipamentos que são destinados as áreas de salvamento aquático salvamento em altura, salvamento veicular, APH, combate a incêndio.
Diante disso, se exercita muito a parte de como agir,  de como se comportar em uma ocorrência,  dar mais confiança ao bombeiro, diminui os riscos de acidente durante a atuação deles, e a corporação só ganha diante da pratica de instruções nos quartéis, pois isso é um ciclo que se estende a todas as Unidades Operacionais de todo o Estado, e também quem ganha é a sociedade pois contará com os melhores profissionais. Ressaltou o coronel Roger.

Período de realização da Oficina de requalificação

Segunda-feira 10/12/2018

APH –  Este curso objetiva ensinar os fundamento do atendimento pré-hospitalar, como:  Condições básicas de prestar os primeiros socorros. –  Capacitar o aluno a prestar cuidados imediatos a vítima de acidente ou mal súbito, evitando assim, o agravamento de suas condições físicas, aplicando medidas e procedimentos até a chegada ou o encaminhamento as equipes de assistência.

Terça-feira 11/12/2018

Salvamento Aquático –  Técnicas de Salvamento com equipamentos, APH do Afogado e Graus de Afogamento. O curso aconteceu na praia de Outeiro.

Quarta-feira 12/12/2018

Salvamento Veicular – Extricação de veículo usando ferramentas rústicas: Highlift, Hooligan, táticas de abordagem.

Quinta-feira 13/12/2018

Salvamento em altura – Ancoragem, Ancoragem de emergência e Abordagem de suicida.

Sexta-feira 14/12/2018

Combate ao Incêndio – Transposição de obstáculos com EPI de incêndio, progressão segura no incêndio e combate a incêndio em vila de casas de madeira, Estratégias de utilização da VTR de Incêndio.

Texto: Mônica Alexandra Assunção

Fotos: Sargento Carlos