1º Estágio de Operações Marítima Fluvial prepara Bombeiros do CBMPA
Publicado: 30 de novembro de 2017 - Hora: 10:13

5. 1º Estágio de Operações Marítima Fluvial...
1º Estágio de Operações Marítima Fluvial prepara Bombeiros do CBMPA

Bombeiros Militares participam do 1º Estágio de Operações Marítima Fluvial, realizado pelo Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF) em parceria com a Diretoria de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, iniciado nessa quarta-feira, 29.

Os habilitados para o estágio serão submetidos a situações de resgate e salvamento durante duas semanas integrais de estágio, com as disciplinas: Treinamento físico militar, técnicas de salvamento, mergulho livre, primeiro socorros a afogados, orientação e navegação, operações subaquáticas e manutenção de motores.

Representando o Comando do GMAF, Capitão Leonardo Sarges, conversou com os participantes do estágio e explicou a necessidade do aperfeiçoamento dos Bombeiros. “A sociedade paraense precisa de Bombeiros qualificados para atender esse tipo de situação. O nosso Estado tem muita influência hídrica e precisamos estar preparados para lidar com as necessidades”, comentou.

Segundo o censo de 2017, o Estado do Pará possui mais de oito milhões de habitantes distribuídos em 144 municípios, 72 dessas localidades possuem influências hídricas, sendo em alguns casos o meio marítimo a única forma de acesso.

O principal objetivo do estágio é qualificar os Bombeiros do CBMPA para diminuir os índices de afogamento. No ano de 2014 foram registrados 144 óbitos por afogamento, em 2015 foram 149, no ano de 2016 o número de óbitos por afogamento aumentou para 155 e em 2017, até o mês de novembro, já foram registradas 110 mortes da mesma natureza.

O GMAF desenvolve campanhas, ações educativas, divulgação nas mídias, trabalho nas escolas, tudo para intensificar a prevenção. O Capitão Leonardo enfatiza “Onde não há prevenção pode acontecer um acidente fatal”.

por Ascom CBMPA