18 DE MAIO: CBMPA REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Publicado: 18 de maio de 2020 - Hora: 10:45

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. 18 DE MAIO: CBMPA REALIZA...
18 DE  MAIO: CBMPA REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

           

          Na imensa teia de problemas sociais que historicamente afetam o Brasil, lutamos contra um mal que atinge milhares de crianças e adolescentes: a exploração. Hoje (18), no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes instituído pela Lei Federal Nº 9.970/2000, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará se une a esta causa que marca o dia 18 de Maio como um dia de mobilização nacional contra essa chaga social que destrói e faz parte da realidade de muitas famílias. 

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que entre outras atrocidades, foi estuprada e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Falar sobre o corpo e a sexualidade de crianças e adolescentes ainda é um tabu para a sociedade, mesmo que o assunto seja muito importante, pois contribui para o desenvolvimento estrutural familiar. O Estado deve garantir o direito à informação na garantia do bem estar e da dignidade humana desses grupos vulneráveis como acesso à saúde, educação, alimentação e saneamento básico. 

É de suma importância que rompamos o silêncio para denunciar essa mazela, que faz parte de uma triste e complexa rede de fatores e negligências que nos levam aos números assustadores de 233 casos de violência contra crianças e adolescentes diariamente no Brasil, que vão desde agressão verbal ao abuso sexual e abandono, segundo dados do ano passado da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Precisamos falar sobre o assunto como instituição do poder público, além do diálogo dentro de casa. De acordo com um relatório do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, com base em registros do Disque 100, conhecido como Disque Direitos Humanos, 90% dos casos de violência contra crianças ocorre dentro de casa e é praticado por parentes da vítima. 

Através de suas redes sociais, em dias de quarentena, a instituição se junta às vozes de outras grandes instituições do País na campanha “Faça Bonito: proteja nossas Crianças e Adolescentes”, que este ano completa 20 anos. A campanha tem como objetivo dar voz aos menores silenciados pela negação de seus direitos fundamentais, garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que também completa 30 anos em julho deste ano. A campanha da Corporação, que conta com uma série de artes gráficas, além de dois vídeos, com instruções de prevenção e do acesso ao sistema de acolhimento das vítimas, serão lançadas hoje nos perfis da instituição durante todo o dia.

Há 26 anos, por meio do “Programa Escola da Vida”, o CBMPA atua na proteção da infância e da adolescência, contribuindo para redução dessas lamentáveis estatísticas. No início do ano, o Programa também marchou junto à multidão contra o Trabalho Infantil pelas ruas de Belém. Através desse programa, o CBMPA contribui para o desenvolvimento familiar e social dos alunos, que se tornam disseminadores de seus valores.

Proteger os direitos da Criança e do Adolescente é um das bandeiras da corporação que serve e é referência à sociedade na garantia de sua segurança e proteção à vida!

FAÇA BONITO!

PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

DENUNCIE, DISQUE 100 é seguro e anônimo.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content