OPERAÇÃO VERÃO CONTINUA NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS NESTE DOMINGO
Publicado: 14 de julho de 2019 - Hora: 15:27

5. OPERAÇÃO VERÃO CONTINUA NO MUNICÍPIO DE...
OPERAÇÃO VERÃO CONTINUA NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS NESTE DOMINGO

Neste domingo (14), segunda semana da “Operação Verão na paz” de 2019 no município de Salinópolis, precisamente na praia do Atalaia, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de defesa Civil (CEDEC) desenvolveram ações de prevenção, tendo em vista o grande fluxo de banhistas. A partir das 03h00 da manhã, os integrantes da CEDEC desenvolveram o serviço de identificação de crianças através da distribuição de pulseirinhas na chegada dos ônibus de piquenique.

Segundo o Capitão Diego, esta ação verificou que houve redução do número de crianças perdidas até o meio dia deste domingo, tendo apenas 5 registros do incidente, levando em consideração o aumento do público presente.

Além da Defesa civil, outros órgãos estavam presentes, fazendo suas respectivas ordens de prevenção, como a Polícia Civil, e DETRAN (Departamento de trânsito). Aproximadamente 200 veículos (ônibus) se encontravam no estacionamento.

“A diminuição de ocorrências nesse período em relação ao número crescente de banhistas é satisfatória, pois é sinal de que a prevenção está cumprindo seu respectivo objetivo. Além do complexo de Salinópolis, a operação ocorre também no município de Pirabas, no qual um total de 74 bombeiros militares estão empenhados. A tropa é especializada, não somente na questão da ação/resposta mas também prevencional, como pode-se perceber, o banhista confia nos guarda-vidas, pois as informações como tábuas de maré, pontos específicos próprios e impróprios para banho, são repassadas adequadamente. Esses 25 anos que tenho de serviço, me traz a perfeita convicção de que nosso trabalho faz diferença e salva vidas. Na questão da logística, a corporação investiu em equipamentos de proteção individual, equipamentos de salvamento como tubos novos, nadadeiras novas, os melhores uniformes, atentando para a questão da biossegurança dos militares atuantes, além de embarcações, viaturas, equipe qualificada; ou seja, como supervisor, vejo que a equipe está empenhada no salvamento das vidas, que é o nosso foco. Em relação a operação nas estradas, estamos distribuindo viaturas de salvamento/resgate e de combate a incêndios nos pontos estratégicos, onde há bastante incidência de acidentes automobilísticos, como por exemplo, em Santa Maria, onde temos a integração da Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiros com uma viatura específica para salvamento e resgate terrestre. A nossa expectativa é vencer as adversidades nas estradas e praias, pois o CBMPA está preparado para tais eventos.” disse o Tenente-Coronel Helton, Supervisor da Operação que esteve em Salinópolis.

Nesse período, além do perigo de animais marinhos, outro fator de risco detectado com ocorrência foram as linhas de pipas com cerol (uma mistura de cola com vidro moído, aplicada nas linhas). O Programa Escola da Vida do CBMPA (3° Grupamento Bombeiro Militar/Ananindeua) também esteve presente, desenvolvendo atividades educativas com as crianças do projeto.