16º GBM e CAT realizam vistoria técnica no projeto ferro Carajás S11D
Publicado: 18 de maio de 2017 - Hora: 13:55

5. 16º GBM e CAT realizam vistoria...
16º GBM e CAT realizam vistoria técnica no projeto ferro Carajás S11D

No dia 11 de abril a Seção de Atividades Técnicas (SAT) do 16° GBM – Canaã dos Carajás, representados pelo 1°Tenente QOBM Renato e Cabo BM Fernando, juntamente com o 1ºTenente QOBMSales e Subtenente BM Portela do Centro de Atividades Técnicas (CAT) Belém, realizaram uma vistoria técnica para conhecimentos prévios do Projeto Ferro Carajás S11D, que é o maior projeto da mineradora Vale em execução. A equipe técnica teve a oportunidade de conhecer in loco todo o empreendimento em toda sua estrutura de prevenção e combate a incêndios, assim como os procedimentos contra sinistros de qualquer natureza, tendo em vista que o complexo está em processo de regularização diante do CBMPA.

Durante a vistoria os militares do CAT ministraram uma palestra com orientações sobre os procedimentos do Corpo de Bombeiros e normas adotadas na corporação, que trouxe a oportunidade de esclarecer,orientar e acrescentar o conhecimento de todos os presentes. Em seguida, foram demonstrados e testados os acervos tecnológicos do complexo, que segue o padrão internacional de segurança contra incêndio, com o mais alto nível de informatização proporcionando mais segurança aos que nele atuam.

O empreendimento foi vistoriado previamente com o intuito de serem sanadas dúvidas em relação ao seu processo, levando em consideração o fato de ser uma obra de grande importância no âmbito regional e nacional, com um extenso número de funcionários e edificações. Acompanhados pelos Senhores Reggiê Silva, Técnico em Segurança do Trabalho e o Engenheiro Demerval Carneiro, ambos da Empresa Vale, foi possível verificar a demanda pertinente ao processo da mineradora no qual acrescentaram a gama de conhecimentos necessários para finalização do processo. “Tanto minha equipe quanto a equipe de engenharia foram unanimes em afirmar que a visita foi muito proveitosa. Fizemos vários alinhamentos que irão ajudar na análise do processo”, comentou Reggiê Silva.

Na oportunidade os militares do CAT reuniram com o efetivo da SAT do 16º GBM para repassar orientações pertinentes ao serviço, fortalecendo o trabalho em conjunto e demonstrando mais uma vez, em nossa tão renomada e reconhecida instituição diante da sociedade, o trabalho realizado na prevenção de sinistros relacionados a incêndio, proporcionando a segurança do bem pessoal e material em todas as regiões do Estado.

Texto e Fotos: 1° TEN QOBM Renato