15º GBM conclui 1ª turma do “Programa de Capacitação de Multiplicadores em Prevenção de acidentes na orla de Abaetetuba (explosão em embarcações)”
Publicado: 24 de novembro de 2017 - Hora: 16:11

5. 15º GBM conclui 1ª turma do...

O 15º Grupamento de Bombeiros Militar de Abaetetuba durante os meses de outubro e novembro, capacitou a primeira turma do “Programa de Capacitação de Multiplicadores em Prevenção de Acidentes na Orla de Abaetetuba (Explosão em Embarcações)”, em parceria com a Marinha do Brasil, Secretaria de Meio Ambiente, Instituto Federal do Pará – Abaetetuba e Defesa Civil.

O Comandante em Exercício do Grupamento apresentou o programa para a comunidade, onde estavam presentes Bombeiros Militares do 15º GBM, o Sr. João Basílio (Presidente da Associação dos Motonáuticos), o Sr. Valdiney (Diretor do IFPA), o Sr. Jairo Vilhena (Secretário de Meio Ambiente), Sra. Dalgiza (COMPDEC), Sra. Rosilda (SEMEC) e a imprensa local.

O Programa de capacitação foi dividido em 4 módulos: Apresentação do Programa; Legislação sobre a competência do CBM e Marinha do Brasil; Prevenção de acidentes em embarcações – explosão e Primeiros Socorros. Este programa é uma ação integrada gerenciada pelo Corpo de Bombeiros onde os agentes multiplicadores serão capacitados e treinados, que posteriormente, formarão outros agentes multiplicadores, ligados diretamente à zona de risco.

Na segunda fase os agentes multiplicadores capacitados, serão do Curso de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Tecnologia do Pará – Abaetetuba, que através de parceria, irão formar outros agentes multiplicadores nas escolas.

Segundo o Major BM Hugo: “O objetivo do programa visa à redução dos índices de acidentes na orla e ilhas de Abaetetuba, em especial a explosão em embarcações, haja vista a histórica ocupação desordenada da orla da cidade que vem crescendo nos últimos anos: a população das ilhas com cerca de 40 mil habitantes é maior que 92 municípios paraenses; é o 5º maior polo pesqueiro com grande produção de peixe e camarão; 3º maior produtor de açaí e a 2ª maior feira aberta da América Latina. Todo esse cenário contribuiu para a saturação da orla resultando em 6 ocorrências de grande porte, com explosão de embarcações, vítimas fatais ou vítimas com queimadura parcial e total do corpo”, pontuou o comandando do 15° GBM.

Por 15° Grupamento de Bombeiros Militar