1° GBM GANHA NOVO COMANDANTE
Publicado: 19 de abril de 2018 - Hora: 12:41

5. 1° GBM GANHA NOVO COMANDANTE
1° GBM GANHA NOVO COMANDANTE

Com um acervo de histórias para contar, conhecido como grupamento de incêndio (1° GI) o quartel do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, recebeu novo comandante nesta manhã (19). O tenente coronel Eduardo Neto que a partir de hoje assumiu o comando da unidade e afirma ser uma honra voltar ao quartel em que foi subcomandante. “Com 23 anos de serviços, é uma alegria voltar como comandante, que o trabalho continue sendo feito com êxito, nós estamos aqui para servir a sociedade como melhor sabemos: salvando vidas”, ressalta.

Em ocasião, o Comandante Operacional, coronel Marcus Norat, representou o Comandante Geral do CBMPA, e ressaltou que o 1° GBM é um dos quartéis mais antigos da corporação e a importância de reafirmar as tradições do militarismo e sempre visando verificar o planejamento da unidade, uniformização e a operacionalização. E, agradeceu ao tenente coronel Edivaldo Cardoso, pelo trabalho desenvolvido no grupamento da Cremação.

Em relação a cerimônia de troca de passagem de comando, o tenente coronel Edivaldo Cardoso, descreve: “foi um desafio e levo comigo o aprendizado para Diretoria de Ensino que é onde estou assumindo e vamos trabalhar em cima das necessidades, a especialização de todo o efetivo da instituição e levar ações operacionais para as salas de aulas para que o bombeiro se aperfeiçoe ainda mais para atender a sociedade”.

Sobre o 1° GBM – O 1º Grupamento de Bombeiros Militar foi criado no dia 20 de junho de 1974 por força da Lei Estadual nº 4.251 que dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar, que estrutura no Comando do Corpo de Bombeiros o 1º Grupamento de Incêndio.

O atual terreno do 1º GBM foi ocupado ainda em meados da década de 40, pela Polícia Militar para fins animais da cavalaria. No ano de 1978 foi feito um convênio com a COSANPA, se comprometendo a construir as instalações do quartel. Inaugurada no dia 02 de Julho de 1988, data que marca o Dia Nacional do Bombeiro e transferência do 1º GI para as suas novas dependências, situado a travessa Padre Eutíquio, Nº 2806 – Bairro da Cremação. No dia 01 de janeiro de 2000, o 1º GI passou a se chamar 1º GBM por determinação publicada no Boletim Geral da Corporação nº 222 de 15 de dezembro de 1999.

Além de combater incêndios e efetuar buscas e salvamentos, o 1º GBM abraça como missão, o Projeto Escola da Vida, com o objetivo de favorecer crianças com conhecimentos básico da profissão de bombeiro, além de atividades de caráter interativo social, reforçando a educação para a formação do futuro cidadão.