OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA 2020 – PREVENÇÃO NAS ESTRADAS E BALNEÁRIOS DO ESTADO
Publicado: 16 de setembro de 2020 - Hora: 13:41

5. OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA 2020 – PREVENÇÃO NAS...
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA 2020 – PREVENÇÃO NAS ESTRADAS E BALNEÁRIOS DO ESTADO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizaram no período de 04/09 a 07/07, a Operação Independência, de prevenção nas rodovias e balneários do Estado. Na sexta-feira (04), na rodovia BR 316, uma das vias de acesso às principais praias e balneários do Estado, o fluxo de veículos foi intenso, foi o primeiro dia de atuação das equipes de prevenção na operação estrada, em Santa Maria do Pará, por volta das 16h, houve apoio a guarnição do 28°Grupamento Bombeiro Militar/São Miguel do Guamá, no combate a um Incêndio em área de vegetação às proximidades da rodovia onde a fumaça produzida dificultava a visibilidade dos motoristas, gerando um pequeno engarrafamento no trecho, as chamas foram extintas eliminando os riscos novas propagaçoes bem como acidentes na via. Segundo o Sargento BM Araújo as equipes estão preparadas para atuar a qualquer momento, “Contamos com quatro militares atuando no salvamento e três na unidade de resgate, atuando nas áreas próximas da barreira. Estamos preparados com materiais de combate a incêndio, como atuamos em auxílio a guarnição de São Miguel do Guamá em um incêndio em área de vegetação próxima a rodovia. No entanto os acidentes automobilísticos são as principais ocorrências onde nesta área, para isso contamos com suporte básico de primeiros socorros na unidade de resgate e desencarcerador entre outros materiais de salvamento utilizados para retirada de vítima presa em ferragem”.

Durante o sábado (05), teve início a prevenção balneária nas praias e balneários, com destaque para a maré alta que ocorreu durante o fim de semana prolongado. Em Salinópolis o fluxo de banhistas foi intenso, e a maré alta de 4,7m (metros), às 12h54min, deixou o guarda-vidas atentos, no total 40 militares atuaram nas praias de Salinópolis, segundo o Tenente Coronel BM Farias, supervisor da operação, o efetivo do CBMPA está desenvolvendo a prevenção com objetivo de garantir um feriado com segurança ao público, ” Nossa base está em Salinópolis, juntamente com a SEGUP, e temos o monitoramento dos outros locais com prevenção por guarda-vidas, dando esse suporte às pessoas que buscam os balneários do Estado”. Para quem procurou diversão sem se afastar muito de casa encontrou tranquilidade nos distritos de Outeiro e Mosqueiro neste feriado prolongado da Independência. Em Mosqueiro durante o domingo (06), também com maré alta de 3,3m (metros), atraiu muitos banhistas, para atender este público atuaram 48 militares, divididos em todas as praias do distrito, fazendo a prevenção, orientação aos banhistas e se preciso salvamento, com informou o Capitão Marcelo Ribeiro, Comandante da Prevenção em Mosqueiro.

Para o Capitão Israel Souza, comandante da Praia do chapéu virado, houve uma queda no número de ocorrências este ano, “Estamos intensificando o serviço de orientação aos banhistas, justamente o serviço preventivo obtenha êxito nesta operação. Em nossa região cada praia tem sua característica própria, sempre orientamos as pessoas que não conhecem o local, procurarem Informações junto aos guarda-vidas, evitando possível afogamento. Na segunda-feira (07), o sol forte levou um grande fluxo de pessoas a Ilha de Outeiro, a faixa de areia ficou estreita para o público que foi para as praias do distrito, destaque para a quantidade de crianças que estavam no local, que fez de grande importância o serviço de identificação dos pequenos, como informou o Sargento Eraldo, técnico da defesa civil estadual, “As ações de defesa civil são voltadas para a prevenção de acidentes, localização de crianças com identificação com pulseirinhas e orientação sobre os horários da maré, além do trabalho conjunto com as Coordenadorias municipais de defesa civil, fazem um trabalho de vistoria técnica em locais que podem oferecer riscos a população, principalmente em áreas atingidas pela maré com formação de erosão, é feito isolamento do local para evitar possíveis acidentes, e comunica-se o município.” Para o coordenador geral da operação, Coronel BM Reginaldo Pinheiro, é importante a presença dos agentes de segurança fazendo a prevenção neste feriado. “Foram elencados quase 250 bombeiros militares atuando nesta prevenção, neste dia 07 de setembro, último dia da operação, fazemos o balanço positivo, das atuações, com registro de ocorrências relevantes, como crianças localizadas, acidentes com animais marinhos e várias ocorrências ao longo das estradas, vamos aguardar o fim do dia para ter um balanço definitivo, com em conjunto com o sistema de segurança pública e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para ter um balanço final”, destacou.