Tranquilidade e informação é marcada no primeiro final de semana da Operação Veraneio 2021

 

No período de sexta-feira (02) a domingo (04), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deu início a Operação Veraneio 2021, nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Salinópolis e nos Distritos de Mosqueiro, Outeiro e Marudá.

Através de ações preventivas com a comunidade, as equipes distribuíram pulseiras de identificação para efetivar a segurança das crianças nas praias e balneários, bem como, a orientação aos banhistas e turistas por meio da distribuição de banners informativos contra o risco de afogamento, acidentes com animais marinhos, acidentes na estrada e descartes de resíduos sólidos de forma incorreta nessas localidades.

Foram designados para a Operação Veraneio 2021, cerca de 908 bombeiros militares a 52 municípios escalados entre a 1° quinzena e 2° quinzena do mês de julho. Além das ações preventivas das equipes da Defesa Civil, há o comprometimento com o Decreto Estadual n° 28/2020, que permite o acesso a praias e balneários, desde que seja respeitado o distanciamento físico de segurança na faixa da areia. O trabalho de apoio e prevenção de riscos de desastres nessas localidades serão realizados até o dia 02 de agosto.

Ademais, a força tarefa realizada em Salinópolis, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), reuniu a Defesa Civil Estadual em conjunto com os outros órgãos públicos. As ações tem como objetivo combater a criminalidade e fiscalizar o cumprimento das normas do Decreto 800/2020, que determina o funcionamento dos estabelecimentos comerciais devido a pandemia do covid-19. Nesta força-tarefa, reuniu 50 agentes de segurança pública, onde foi montado estrategicamente uma sede de Centro Integrado de Comando na praia do Atalaia.

Texto: Adria Pereira