II Encontro dos Coordenadores de Defesa Civil Municipal do Consórcio Tapajós

O coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado do Pará, Cel BM Pinheiro, realizou a abertura do II Encontro dos Coordenadores de Defesa Civil Municipal na manhã da última terça-feira (08), em Rurópolis. O evento é fruto da parceria com o Consórcio Tapajós e tem como objetivo promover a capacitação das equipes da Defesa Civil de cada município, através de palestras e discussões onde há troca de estudos de casos.

O evento tem como principal apoio a Defesa Civil Estatual do Pará e se estenderá até a próxima sexta-feira (11), fornecendo discussões acerca das ações que visam soluções preventivas e emergências em casos de desastres e das populações em situações de risco ou vulneráveis a alguma grande dificuldade. O Consórcio Tapajós envolve os municípios de Aveiro, Rurópolis, Jacareacanga, Trairão, Novo Progresso e Belterra.

Além do Cel BM Pinheiro, a abertura contou com a participação do presidente do consórcio dos municípios do Tapajós e prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves; prefeito de Rurópolis, Joselino Padilha “Taká”; vereadores de Rurópolis, Robson, Chiquinho e Paulão, e o advogado Hiroito Tabajara que estava com a mensagem do deputado Eraldo Pimenta e demais autoridades.

A programação das palestras teve início com o Major BM Piquet, trazendo a construção do Plano de Contingência, principalmente a ampliação do conhecimento, reforçando os conceitos, aspectos legais e modelos, destacando a sua funcionalidade dentro de um processo de gestão voltado para as condições e características de cada município. O Subtenente BM Márcio ,Da Silva será o responsável pela orientação das equipes sobre as execuções dos “Planos de Contingências” aos integrantes da Defesa Civil dos Municípios.

Texto: Ádria Pereira