Defesa Civil realizou 5.258 orientações e ações preventivas aos municípios do Pará durante a Operação Veraneio 2021

 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil finalizou a primeira quinzena da Operação Veraneio 2021 com muita cooperação e tranquilidade nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Salinópolis e os Distritos de Mosqueiro, Cotijuba, Marudá e Outeiro.

No primeiro final de semana de julho, entre o período do dia 02 a 05 de julho, foram realizadas cerca de 423 orientações aos banhistas e turistas da localidade, alertando sobre os riscos e prevenção contra afogamentos, uso do cerol e segurança das crianças. Além disso, 639 crianças foram identificadas através das pulseirinhas, pelos agentes da CEDEC que estavam nas praias e balneários, e os agentes que estavam nas ruas, foram contabilizados em torno de 39 ônibus pique nique entre as diversas localidades atendidas pelas equipes da Defesa Civil.

Os agentes da CEDEC também atuaram nas fiscalizações e sinalizações, sendo contabilizado neste primeiro final de semana apenas 8 áreas demarcadas e isoladas. Ademais, não houve nenhum atendimento pré hospitalar.

Já no segundo final de semana, entre 09 a 12 de julho, foram efetuadas orientações a 4835 pessoas e 783 crianças tiveram as pulseiras de identificação pelos agentes da Defesa Civil. Ademais, foram processadas um total de 16 sinalizações, isolamentos e demarcações de áreas de risco, tal como, o registro de 2 ocorrências para o atendimento pré-hospitalar, que foram atendidas pelos agentes da Defesa Civil. Nesta primeira quinzena, 13 crianças foram encontradas pelas equipes da CEDEC.

Para o supervisor da primeira quinzena, Major BM Bruno Freitas, todas as diretrizes estabelecidas nas reuniões de planejamento foram efetivadas pelos os agentes. “Foi verificado o cumprimento dos trabalhos pelas equipes que estavam nos municípios, foram realizados levantamento de riscos, cadastramento de recursos municipais para atender todos os veranistas e possíveis eventos de desastres. Além disso, houve um aumento das ações por parte da CEDEC neste segundo final de semana, o que demonstra a efetividade da ação. Os trabalhos continuarão até o fim do mês, mantendo o mesmo preparo e assistência as localidades”, destacou o Major.

A partir do próximo final de semana, se iniciará a segunda quinzena da Operação Veraneio e que será supervisionada pelo Major BM Jânio Costa, no qual o mesmo irá dar continuidade no planejamento de ações de prevenção contra afogamentos, acidentes de trânsito, lixo nas praias, segurança das crianças e eventuais situações de desastre.

Texto: Adria Pereira