Defesa Civil Estadual participa de evento nacional de combate aos incêndios florestais com órgãos de segurança pública

 

No período do dia 04 a 06 de agosto, a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Pará, estará participando do Encontro de Alinhamento Técnico Operacional com os órgãos públicos do país na capital do Distrito Federal, Brasília. Com o objetivo de alinhar e integrar as instituições da Segurança Pública Nacional nas ações da Operação “Guardiões do Bioma”.

O evento é organizado pela Força Nacional Brasileira e contou com a colaboração das demais instituições públicas de 11 Estados do Norte e Centro-Oeste do país, visando a discussão de assuntos referentes ao combate dos incêndios florestais. A Operação se iniciará logo após o Encontro e se estenderá até final de dezembro deste ano ou janeiro de 2022.

O SD BM Jonathan da Penha, está representando a Defesa Civil do Pará no encontro e destaca a importância do evento para a Operação. “Este alinhamento está sendo uma grande oportunidade para nós interagirmos com outros órgãos de outros estados. Ademais, dos focos do encontro é a tratativa de novas tecnologias de combate aos incêndios floreais e análise e processamento de dados georreferenciados, a fim de subdisiar as decisões no fronte do combate”, ressaltou.

Uma das tecnologias apresentadas no evento foi o Sistema Planet que consiste no monitoramento diário do território nacional com imagens de satélite de alta resolução. Esta tecnologia possibilita a realização da vigilância de qualquer área de interesse, para as demais finalidades, solucionando desafios ambientais e humanitários. Ademais, este sistema já está sendo utilizado em alguns órgãos, consequentemente é de interesse da Defesa Civil Estadual a adesão de novas tecnologias voltados para o auxilio e aprimoramento das ações de defesa e proteção no Estado do Pará.

O Encontro conta com a presença dos Corpos de Bombeiros Militares, Coordenadoria de Defesa Civil e Policiais Militares, a colaboração do Ministério da Justiça e Segurança Pública, representado pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional, Ministério do Meio Ambiente representado pelo O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Ministério de Desenvolvimento Regional representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

Texto: Adria Pereira
Arte: Fabricio Reis