DEFESA CIVIL ESTADUAL ESTÁ ATUANDO NOS MUNICÍPIOS DE MARABÁ, ITUPIRANGA, PALESTINA E SÃO GERAL DO ARAGUAIA

A equipe da Defesa Civil Estadual SGT BM J. Santos e CB BM Wallace está atuando na Operação Verão no período de 15/07 a 03/08 nos municípios de Marabá, Itupiranga, Palestina e São Geral do Araguaia.
O objetivo maior do Planejamento macro em 2020 é buscar reduzir a possibilidade de desastres no contexto da Operação Verão, enfatizando medidas contra afogamentos, naufrágios e proliferação da COVID-19 nesses municípios, atuando em parceria com as COMPDECs, prefeituras Municipais e demais órgão envolvidos nas operações pertinentes. Essas ações estão apoiadas em três eixos principais, que são: desenvolver medidas de Preparação, adotar medidas Preventivas passivas e medidas Preventivas ativas. Objetiva-se também abastecer a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC com o máximo de informações possíveis por intermédio de relatórios diários e semanais que retratem o andamento dessas atividades nesses respectivos municípios.
A equipe, ao se deslocar para os municípios, tem tomado todos os cuidados de higienização, segurança e distanciamento, respeitando os Decretos Governamentais do Estado e dos municípios a serem cobertos em 2020, sempre com o objetivo de evitar a proliferação do COVID-19.
A Operação Verão em alguns municípios como Itupiranga e São Geraldo não foram autorizadas por conta da pandemia, já em outros como Marabá e Palestina a Operação Verão acontecerá respeitando alguns critérios de segurança determinados em decretos municipais.
Em Marabá, as praias do Tucunaré e Geladinho encontram-se com movimentação mediana e em Palestina ainda se encontra com pouquíssimo movimento. Já em Itupiranga, mesmo sem autorização de funcionamento ou flexibilização decretadas, apresenta movimento mediano