Defesa Civil do Estado participa de levantamento das áreas de risco na Ilha do Combu

A Defesa Civil do Estado do Pará participou do levantamento das áreas de risco geológico na Ilha do Combu. A ação iniciou na última sexta-feira (11), e tem como objetivo o mapeamento de todas as áreas que o processo de erosão coloca em risco a segurança dos moradores e visitantes da ilha. Em parceria com a Comissão de Defesa Civil de Belém, Secretária de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Grupamento Fluvial e Policia Civil, acompanharam a equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que visitou o local pela primeira vez.

O propósito deste trabalho visa o levantamento dessas áreas que estão nesse processo de erosão, a fim de desenvolver ações de ordenamento territorial e prevenção de desastres, em conjunto com o órgãos governamentais, para a redução desses impactos.

As  ações são realizadas em campo e consiste na observação de características morfológicas do local, indentificando sinais de instabilidade no terreno, sendo voltadas para regiões onde existe um grau de vulnerabilidade das edificações e moradores. A ilha que é local turístico, é motivo de muita preocupação por parte dos moradores que dependem do extrativismo, justamente pela quantidade de lanchas que transitam no local. Além disso, a visita dos órgãos, possui outra finalidade que é a observação de critérios e disponibilização de recursos federais, direcionadas ao financiamento e obras preventivas aos desastres.

Texto: Adria Pereira