COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL ATUA NAS AÇÕES PARA CUMPRIMENTO DO DECRETO ESTADUAL PARA PREVENÇÃO À PANDEMIA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão nas praias atuando nas fiscalizações e orientações aos banhistas quanto ao cumprimento do Decreto Estadual para prevenção ao Corona vírus.

Neste sábado (13/02) as equipes se encontram nas principais localidades: Outeiro, Mosqueiro, Salinópolis, Marapanim e Barcarena atuando nas barreiras sanitárias para apoiar as ações do município.
No Distrito de Outeiro a Defesa Civil esteve na Praia Grande fazendo a orientação quanto a prevenção contra o coronavírus, em que pela manhã realizaram uma ação de orientação para o cumprimento do decreto junto aos bares e restaurantes. Neste primeiro dia observou-se um movimento abaixo do esperado de banhistas.
Em Mosqueiro a Defesa Civil Estadual realizou vistoria na praia do Chapéu Virado, Farol, Baia do Sol, Paraíso e Marahu. Seguindo a tendência deste período de carnaval as praias estavam tranquilas, com a presença mínima de público ou banhista.
Já em Salinópolis nas praias do Atalaia e Farol Velho a equipe da Defesa Civil integrada com os outros órgãos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SEGUP) realizaram o serviço de prevenção e orientação aos banhistas, informando o cumprimento do Decreto 800/2021 do Governo do Estado para interdição de balneários e praias. Juntamente com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS) foram feitos várias abordagens aos banhistas para que se retirassem da água e da faixa de areia, além da barreira sanitária montada na rampa de acesso à praia do Atalaia. A noite seguiu-se a orientação em bares e restaurantes na orla do Maçarico.
Em Marapanim a equipe está na barreira do Portal da entrada da cidade, juntamente com o DETRAN e secretarias do município. Os técnicos estão realizando fiscalização das áreas balneárias, orientando e conscientizando as pessoas quanto a pandemia, no contexto da Operação Carnaval, as praias estão fechadas.
Em Barcarena os técnicos estão realizando a fiscalização e cumprimento do Decreto Estadual. As praias encontram-se fechadas e os restaurantes/bares foram orientados para as ações de higienização e distanciamento, além da obediência a lotação de clientes.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil segue com a operação Carnaval Seguro 2021 até a Quarta-feira de Cinzas com estas ações preventivas e de orientação, buscando o cumprimento das medidas sanitárias para o combate ao Covid-19.
Se puder, fique em casa. Mantenha o distanciamento social. Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel.
A vida é o nosso maior bem!
“Defesa Civil somos todos nós”.
Texto: SGT BM Jean Corrêa / Letícia Lima