CEDEC/PA emprega técnicos no atendimento a desastres em Minas Gerais

   Esta semana a CEDEC/PA deslocou 02 técnicos de Defesa Civil para atuar nas respostas aos desastres causados por chuvas intensas, com maiores taxas registradas nos últimos 100 anos no Estado de Minas Gerais, deixando 123 municípios em Situação de Emergência, comovendo todo o entes federativos e sociedade civil organizada, voltados para auxílio àquele Estado.

A participação da CEDEC/PA neste evento coloca a mesma em destaque no cenário nacional, por somar esforços junto aos técnicos de Minas Gerais, que possuem grande Know-How em tragédias de grande impacto como Mariana em 2015 e Brumadinho em 2019. Com isso tem-se inestimável troca de experiências e estreitamento de relações que poderão agregar mais conhecimento às ações de respostas no Estado do Pará.  

 Os técnicos Ismael Pantoja e Márcio Avellar encontram-se atuando, no Gabinete de Crise em Minas Gerais, desenvolvendo a análise das informações prestadas pelos municípios mineiros mais atingidos pelas chuvas, o que agilizará a tramitação de Reconhecimento da Situação de Emergência por parte do Governo Federal, concluindo a primeira fase de resposta, que se encerrará no próximo dia 09 de fevereiro de 2020. 

Esta semana o Governo Federal já liberou cerca de 1 bilhão de reais exclusivos para ações emergenciais, com isso os técnicos paraenses serão de grande importância em MG, pois também auxiliarão a análise das solicitações de recursos dos municípios afetados e indiretamente atenderão a milhares de pessoas acometidas pelas chuvas.

Espera-se que o retorno seja ao Pará, o fortalecimento do Sistema de Defesa Civil, bem como a multiplicação aos técnicos da CEDEC, das experiências vividas nesta missão.

Defesa Civil somos todos nós”