BOMBEIROS SÃO PREPARADOS PARA MELHOR ATENDER A DESASTRES

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está sendo atuante nas emergências e desastre no âmbito do Estado. Nesta quarta-feira o CAP BM Marcelo Pinheiro ministrou capacitação técnica sobre SCI (sistema de comando de incidentes) / SCO (sistema de comando de operações) para o efetivo do quartel do 30º GBM, essa instrução tem como foco capacitar os militares para atuarem e melhor gerenciar as ocorrências principalmente de grande vulto, minimizando perdas humanas e melhorando o atendimento nas ocorrências de bombeiro na região metropolitana de Belém.Também participaram da Capacitação técnicos da Defesa Civil Estadual com o objetivo de atualizar seus conhecimentos prévios com relação ao assunto, ferramenta está SCO que foi originada na década de 70 pelos Bombeiros do Texas para otimizar as ações de incêndios florestais e é muito difundida pelo mundo inteiro principalmente no Brasil, ferramenta oficial utilizada pelo sistema da Defesa Civil pra gerir desastres e tem como principal papel congregar agências de diferentes doutrinas que atendem situações calamitosas.

“Defesa Civil somos todos nós”.

Texto: Maj Bruno Freitas / Letícia Lima
Fotos: Letícia Lima / Sgt Jean Correa