Agentes da CEDEC alertam os banhistas sobre o risco de contato com animais marítimos

Com base no plano de ação para a 2º quinzena da Operação Veraneio 2021, as equipes da Defesa Civil Estadual realizaram trabalhos educativos de orientação e prevenção aos banhistas em relação aos acidentes com animais marinhos, principalmente a queimadura por água-viva e caravela.

As equipes da CEDEC ressaltam a importância dos banhistas terem conhecimento dos riscos, para que não haja contato direto com estes animais. Os principais sintomas desses acidentes são ardência, formação de bolhas e vermelhidão no local que entrou em contato com o animal. Contudo, a gravidade do incidente depende da sensibilidade do organismo à toxina, porém, há a possibilidade de sintomas mais graves, como reações alérgicas e problemas respiratórios.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ainda destaca o alerta aos pais nas localidades, através da identificação das crianças com pulseirinhas, a orientação é reforçada diretamente aos responsáveis da criança. Se houver contato com esses animais, deve-se imediatamente acionar a equipe do Corpo de Bombeiros presente no local, telefonar para 193 ou para a Defesa Civil – (91) 98899-6323.

Texto: Adria Pereira
Arte: Fabricio Reis