A COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL CONTINUA OS TRABALHOS PARA A SEGUNDA QUINZENA DE JULHO

A Defesa Civil Estadual prossegue com as ações preventivas e acompanhamento dos principais balneários do Estado do Pará, juntamente com as Seções de Defesa Civil dos Quartéis Bombeiros Militares, Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, além de outras secretarias dos municípios e órgãos da segurança pública. As ações iniciaram na quinta-feira, 18, e seguem até o dia 28 de julho, fechando a Operação Verão da Paz 2019.  #DefesaCivilPA #OperaçãoVerãoNaPaz
  • ABAETETUBA E BARCARENA

Os Técnicos da CEDEC acompanharam a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Abaetetuba  juntamente com os alunos do Instituto Federal do Pará nas atividades na praia de Beja, orientando os donos de bares e restaurantes, bem como os veranistas quanto a coleta dos resíduos deixados na praia, ao controle sonoro quando em uso de aparelhos de som, a segurança dos banhistas e principalmente o cuidado com as crianças.

A equipe esteve presente na praia de Caripi, em Barcarena, realizando as ações preventivas, em conjunto com o quartel do 6º GBM e os Guarda-vidas. A grande procura dos serviços foi o uso das pulseirinhas de identificação das crianças, que foi feito com os alunos da Universidade Cruzeiro do Sul. Os técnicos participaram ainda da distribuição de kits para conscientização contra o abuso contra mulheres e crianças, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do município.

  • BRAGANÇA

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil visitaram a base da SAMU 192, em Bragança, onde foram recebidos pelos socorristas de plantão, o objetivo é estreitar as ações de socorro para o período. Em seguida participaram da reunião entre o Prefeito Municipal e representantes do Tribunal de Justiça do Estado, para falar sobre as ações de cada órgão durante o final de semana, em um trabalho integrado como base de ação da Defesa Civil neste verão.

A equipe da CEDEC ainda se reunirão com os conselheiros tutelares do município para apresentar as atividades para os veranistas da praia de Ajuruteua, como as pulseirinhas de identificação de crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. Durante as ações na praia, o uso das pulseirinhas foi fundamental para que uma criança fosse encontrada e entregue aoi pais, em segurança.

  • MOSQUEIRO

Um dos locais mais procurados durante as férias de julho é a Ilha de Mosqueiro. O grande fluxo de veranistas merece apoio redobrado pelos órgãos de Segurança Pública. A equipe da defesa civil esteve nas principais praias de Mosqueiro, em uma ação promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará, na Operação Corta e Apara “Usar cerol e linha chilena é crime!” com distribuição de panfletos afim de conscientizar sobre os riscos inerentes ao uso de linhas com cerol, o trabalho foi realizado por meio de 20 voluntários civis e 40 crianças do projeto escola da vida do CBMPA. As atividades se deram durante todo o final de semana com a distribuição das pulseirinhas de identificação e ações preventivas junto aos banhistas de Mosqueiro.

  • COTIJUBA

Os Técnicos da Defesa Civil Estadual estiveram presentes na ilha de Cotijuba, que faz parte do arquipélago de Belém, e seu acesso é por meio de embarcações que saem do distrito de Icoaraci. Suas praias, Farol e Vai-quem-Quer, são bastante frequentadas nesta época do ano. Os trabalhos realizados pela Defesa Civil foram desde a orientação aos veranistas no desembarque na ilha, à segurança das crianças durante o banho de mar, bem como a identificação com o uso das pulseirinhas. Foi feito ainda a conscientização aos donos de bares e restaurantes quanto ao recolhimento dos resíduos deixados na praia, e mantê-la limpa. As ações da CEDEC continuam no próximo final de semana, iniciando na quinta-feira, 25/07, e finalizando no domingo, 28/07.

  
  • SALINÓPOLIS

Em Salinópolis os Técnicos da CEDEC montaram um Posto de Comando na entrada da praia do Atalia para receber os veranistas que chegavam com os ônibus de passeio (piquenique) e identificar as crianças com as pulseirinhas. Além desta atividade, houve o atendimento pela técnica-socorrista da CEDEC a crianças com ferradas de bagre e outros ferimentos. Devido ao grande número de veranistas neste final de semana a equipe de técnicos montaram além do posto fixo na entrada do Atalia, uma equipe volante em apoio ao quartel do 13º GBM/Salinópolis e os Guarda-vidas atuantes na Operação Verão na Paz.