CBMPA REALIZA PREVENÇÃO NO ÚLTIMO SÁBADO DA OPERAÇÃO VERÃO 2020

3. Sem Categoria
  5. CBMPA REALIZA PREVENÇÃO NO ÚLTIMO SÁBADO...

Neste último sábado da Operação Verão 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizaram a prevenção nas rodovias e balneários do Estado.

No Distrito de Mosqueiro, uns dos locais mais frequentados pelos veranistas nesta época do ano, as praias têm o funcionamento até às 18h, de acordo com o decreto Municipal. E neste sábado (1), o movimento foi tranquilo e com poucas ocorrências. A prevenção dos guarda-Vidas, esteve novamente em todas as praias da ilha. Na praia do Marauh, 8 Militares realizaram a prevenção, onde a atenção era redobrada por conta do local ser em declive, o que torna um perigo quanto a profundidade em maré alta. Nas praias do Paraíso e Chapéu virado com 6 e 11 Bombeiros Militares na prevenção, as ocorrências de cortes são mais frequentes, devido a grande quantidade de pedras e objetos perfurantes que as praias possuem.

Além do mais, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEGUP), instalou o Centro Integrado de Comando, contendo Bombeiros Militares e outros agentes de segurança, que realizam o monitoramento através de câmeras e drones ao longo da orla e das praias, para assegurar a prevenção dos veranistas.

Contudo, as praias da Ilha de Mosqueiro neste último sábado da Operação Verão 2020, tiveram um público considerável pequeno e tranquilo.

Salinas

Salinópolis, neste sábado (01), o fluxo de pessoas na praia do Atalaia, foi intenso, mesmo assim os guarda-vidas estavam apostos para atender caso acionados, como explicou o Capitão Thiago Vilhena, comandante da prevenção. “Este ano o público foi intenso durante o período da Operação, no entanto as ocorrências diminuíram bastante em relação ao ano passado, tivemos pequenos cortes causados por vidro, orientamos os banhistas a terem cautela e cuidado com o lixo descartado na praia, pois o mesmo causa acidentes até mesmo atrai animais marinhos, outra ocorrência frequente”, as praias estavam sinalizadas para orientar aos turistas com bandeiras que sinalizam perigo e áreas não cobertas por Guarda-vidas.

A Diretoria de Saúde do CBMPA, deu continuidade a ação de saúde, nesta reta final da segunda quinzena, com os militares que estão atuando na operação verão, como informou o major Mário Brito, “Está ação teve três momentos: a primeira testagem no início da operação, outra no início da segunda quinzena e este momento agora a testagem para avaliar quais foram os impactos da Operação aos militares, os exames são disponibilizados pela SESPA em parceria com a SIEDS da SEGUP que nos fornece os insumos para realizar as testagens”, o Grupamento aéreo, está com uma base em Salinópolis, no quartel do 13°GBM, prontos para desempenhar resgate e salvamento, neste sábado realizaram o resgate de uma senhora, que ficou ilhada, com seu veículo preso na areia no final da praia do Atalaia, após muito empenho dos tripulantes a vítima, foi resgatada e levada de helicóptero ao centro integrado de operações e foi atendida por uma unidade de resgate do CBMPA, sem nenhum ferimento.