CFAE – Centro de Formação Aperfeiçoamento e Especialização

Histórico da unidade

A história do CFAE se relaciona diretamente ao período áureo do CBMPA, no início da década de 90, quando a corporação se tornou autônoma, se separando dos quadros da PMPA, de quem era orgânica.

Através do Decreto Estadual N°6781 de 19 de Abril de 1990, o qual disciplinou a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Pará, tendo como ato Oficial, uma formatura no dia 21 de Abril, no antigo Quartel do Batalhão de Trânsito, sito av. Alcindo Cacela, esquina com a então Travessa Conceição, hoje travessa Fernando Guillon.

O Comandante nomeado foi o então Coronel BM Raimundo Nonato da Costa, hoje na reserva, que tomou como medidas criar uma nova estrutura do Corpo de Bombeiros, assim fazendo através de portarias, uma das quais cria para o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o Centro de Formação Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE), oficializando a criação do CFAE, que já funcionava, como Unidade de ensino desde 2 de abril de 1990, cujo comandante pioneiro foi, à época, o Cap BM Marcos Aurélio Aquino Lopes, com a formação da primeira turma de soldados bombeiros.

Comandante: MAJ QOBM HELTON CHARLES ARAUJO MORAES

Subcomandante:CAP QOBM LEANDRO HENRIQUE DINIZ COIMBRA

Contatos da unidade

Endereço: Conj Cidade Nova VII, SN-24, sino – Ananindeua – PA,

ATUALMENTE O CFAE ESTÁ FUNCIONANDO NO IESP:

BR 316, Km 132, s/n – M, Marituba – PA, 67200-000

Tel: 3263-7677

Comandante: 8899-2695 (Func Cmt)

 

Galeria de fotos