5º Grupamento Bombeiro Militar – Marabá

3. Unidades
  5. 5º Grupamento Bombeiro Militar – Marabá

Histórico da unidade

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará iniciou suas atividades no Município de Marabá no ano 1983, quando por meio de convênio firmado entre o CBMPA e a antiga TASA – Telecomunicaçôes  da Aeronáutica S.A, criou-se nas dependências do Aeroporto de Marabá a SCI – Seção Contra Incêndio, destinada a atender as ocorrências sob jurisdição do aeroporto durante o Governo Militar e visando atender a Normas Internacionais de Aviação Civil.

Mais tarde, visando acompanhar o desenvolvimento econômico e social do Estado, bem como o crescimento demográfico da região, foi criado no dia 17 de maio de 1993 na Rodovia Transamazônica Km 01, o quartel do 2º Subgrupamento de Incêndio – 2º SGI. Com a mudança da Lei de Organização Básica do CBMPA este passou a designação de 2º Subgrupamento Bombeiro Militar Independente – 2º SGBM/I e mais adiante passou a designação de 5º Grupamento Bombeiro Militar – 5º GBM, com finalidade de atender a toda região de Marabá e municípios circunvizinhos, bem como ampliar sua área de atuação no campo de atividades de Defesa Civil com a presença da 2ª REDEC, na qual o Comandante do 5º GBM acumula as funções de Coordenador Regional de Defesa Civil.

Com a efetiva criação do 5º GBM e a modernização do Aeroporto de Marabá, principalmente no volume de voos diários elevando a categoria do aeroporto, o Alto Comando do CBMPA transferiu para as dependências do aeroporto o quartel da 2ª Seção Bombeiro Militar Independente – 2ª SBM/I.

O 5º GBM é uma unidade militar, operacional e administrativa, possui um efetivo de 56 militares distribuídos em suas diversas especialidades, com equipamentos e viaturas operacionais para atender a todas as missões constitucionais nos 11 municípios de sua jurisdição – 10ª RISP.

Área de atuação: Marabá, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Nova Ipixuna, Palestina, São Domingos do Araguaia, Rondon do Pará, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia;

Comandante: CEL QOBM Valtencir da Silva Pinheiro.

Subcomandante: TCEL QOBM Marcos Felipe Galucio de Souza.

Contatos da unidade

Endereço: Rod. Transamazônica, Km 01, Bairro Cidade Nova/ Marabá CEP:68.501-660