4º SBM/INFRAERO – Santarém

3. Unidades
  5. 4º SBM/INFRAERO – Santarém

Histórico da unidade

A 4ª seção Bombeiros Militar, 4ªSBM, está situada no aeroporto do município de Santarém, distante cerca de 1000 quilômetros da cidade de Belém, da capital do estado do Pará.
Com a criação do aeroporto de Santarém, em 31 de março de 1977, sentiu-se a necessidade da implantação de uma segurança especializa em acidentes aeronáuticos, de início foi criado no aeroporto de Santarém o serviço voluntário de combate a incêndio e emergência, formados militares do corpo de bombeiros e funcionários civis da Infraero, após o estabelecimento do convênio entre governo do estado e a empresa brasileira de infraestrutura aeroportuária (Infraero), essa responsabilidade passa toda para o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através da seção contra incêndio do aeroporto de Santarém, formado apenas por Bombeiros oriundos da Capital.
A SCI/I foi implantada nas dependências do aeroporto de Santarém vindo oriundo do 3º BPM, no ano de 1990, ocorreu a separação da corporação polícia militar e Bombeiro militar, ficando como o quartel dos Bombeiros no município de Santarém apenas a SCI/I, com a inauguração do quartel 4º GBM, parte do efetivo da SCI sai para formar o efetivo de Bombeiros urbanos sob o comando do então Sr 2º Ten QOBM Fonseca.
No ano de 2007, através de decreto do governo do estado ocorreu a mudança na denominação SCI/I para atual 4ª Seção Bombeiro Militar, passando a ter sua autonomia administrativa própria, saindo da subordinação do Comando do 4º GBM.
A 4ª SBM conta com militares especializados em acidentes aeronáuticos, com treinamento constante sob responsabilidade de instrutores da aeronáutica Corpo de Bombeiros e Infraero e é responsável pelas operações de serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves e em instalações aeroportuárias no município de Santarém.

Comandante: MAJ QOBM Jeronimo Monteiro Da Silva

Subcomandante: 2º TEN QOBM Marcos Matheus de Sousa Moreira

Contatos da unidade

Endereço: Praça Eduardo Gomes, s/n – Aeroporto, Santarém – PA