2ª SBM/Infraero – Marabá

Histórico da unidade

O Aeroporto de Marabá – João Corrêa da Rocha, código MAB, realiza importante papel na integração regional e nacional ligando Marabá direto com as principais cidades do Pará, bem como, às capitais brasileiras. Este por sua vez, encontra-se localizado na Rodovia Transamazônica, Km 1,5, S/N – Amapá, Marabá – PA, 68502-290.

Embora opere somente voos domésticos, é um dos aeroportos mais movimentados da região Norte do Brasil, e também um dos que mais crescem em número de passageiros.

Em se tratando de uma exigência regulamentar para o funcionamento do aeroporto é que se criou a SCI- Seção Contra Incêndio. Esta, pois, foi a 2ª a ser estruturada no Estado, a qual levou o nome de 2ª SBM/I- 2ª Seção Bombeiro Militar/ Independente, desde 1985, ano de sua criação e se encontra localizada no interior das dependências da Infraero/ Aeroporto de Marabá, e tem como objetivo principal o combate a incêndio de qualquer natureza, mas, sobretudo, o combate a incêndio em aeronaves, as quais realizam pouso e decolagem nesta cidade.

Atualmente conta com o comando do MAJ QOBM Sherdley Rossas Cansanção NOVAES, e subcomandante, o 1° TEN QOBM Wagner Fabyan dos Santos PEREIRA e demais militares, num total de 39 bombeiros distribuídos em escalas de serviço de 24 horas previamente estabelecidas, além de expediente semanalmente para condicionamento físico, práticas de maneabilidade e combate a incêndio e instruções teóricas inerente a particularidades aeroportuárias. Esta dispõe ainda de, 03 (três) viaturas: sendo 02 (duas), 14DOSA509 e 14DOSA510, caminhão Scania adaptado pela Empresa Lavrita com todos os itens necessários para o bom desempenho nos combates e 01 (um), 02DOSA202, Iveco Magirus, que se apresenta como viatura reserva. A capacidade destas viaturas é de, 6.100 litros de água, 780 de LGE (liquido gerador de espuma), e 200 Kg de PQS (Pó químico) para as duas primeiras viaturas e, 5.700 litros de água, 750 de LGE (liquido gerador de espuma), e 250 Kg de PQS (Pó químico) para a última.

Comandante: MAJ QOBM SHERDLEY ROSSAS CANSANÇÃO NOVAES

Subcomandante: 1° TEN QOBM WAGNER FABYAN DOS SANTOS PEREIRA

Contatos da unidade

Endereço: Rodovia Transamazônica, Km 1,5, S/N – Amapá, Marabá – PA, 68502-290

Tel: 094 9 9227-7122 / 094 9 9236-2994.

Email:scisbma@infraero.gov.br