27º Grupamento Bombeiro Militar (MANGUEIRÃO)

Histórico da unidade

Fundado em Dezembro de 2002, como 5ª Seção de Bombeiros Militar Independente – 5ª SBM/Mangueirão, localizado na Rod. Trans. Mangueirão no bairro do Mangueirão as proximidades do Estádio Olímpico Edgar Proença (Mangueirão) fazendo parte de um complexo integrado de Segurança Pública que comporta os seguintes órgãos: Centro de Perícias Científica Renato Chaves, Quartel da Cavalaria da PMPA e na ocasião de sua inauguração continha a Delegacia de Policia Civil do Benguí, esta última atualmente não faz mais parte do complexo, passando seu prédio a fazer parte da estrutura física de nossa Unidade Bombeiro Militar. Teve como seu primeiro comandante o 1º Ten QOBM Walber José Rodrigues Pereira. Criada para atuar no socorro e prevenção de ocorrências de combate a incêndio e salvamento, bem como auxiliando a comunidade as proximidades com atendimentos de natureza pré-hospitar. O que lhe torna referência para esse tipo de ocorrência . Tem como área de atuação uma região de grande densidade demográfica e em sua grande maioria de média e baixa renda. Os bairros em que atua são: Barreiro, Maracangalha, Miramar, Sacramenta, Telégrafo, Val de Cãns, Marco, Pedreira, Curió Utinga, Castanheira, Mangueirão, Marambaia, Souza, Tapanã, Benguí e Cabanagem, Coqueiro, Parque Verde e Una. Em agosto de 2015, foi transformada de 5ª Seção Bombeiro Militar /Independente – 5ª SBM/I para 27° Grupamento Bombeiro Militar – 27° GBM. por intermédio do Decreto N° 1.357, de 28 de agosto de 2015 publicado no D.O.E º 32961 31 de agosto de 2015. É atualmente comandado pelo Tcel QOBM André Luiz Nobre Campos. Conta atualmente com um efetivo de mais de trinta e três militares.

Comandante: TEN CEL QOBM AFONSO DE SOUZA SANTOS

Subcomandante: MAJ QOBM GLEYDS MELENDEZ ALVES