21º Grupamento Bombeiro Militar(Belém/Comércio)

Histórico da unidade

O espaço onde funciona o atual quartel do 21º GBM possui um histórico muito importante para o CBMPA. Segundo Menezes (2007) dividiam o mesmo terreno várias Unidades importantes da corporação. O Terreno foi adquirido em 30 de julho de 1898 e até 2004 funcionou o Quartel do Comando Geral (QCG) e a partir de 2005, funcionaram o Comando Operacional (COP), o Grupamento de Socorro e Emergência e o Núcleo de Operações com Produtos Perigosos (GSE/NOPP), além do 7º Subgrupamento Bombeiro Militar (7º SGBM – Comércio). Em 1948 foi construído do muro no terreno contíguo ao Quartel, fazendo ângulo com a rua 16 de Novembro, e do pavilhão com dois pavimentos, sendo a parte superior destinada ao alojamento das Praças e a térrea para a instalação de oficinas, com um dique para lavagem e lubrificação das viaturas. No local onde hoje está instalado o 21º Grupamento Bombeiro Militar. (MENEZES, 2007).

Sabendo que a atuação desses heróis do fogo, que vai desde um grande incêndio a ações preventivas objetivando minimizar os diversos riscos, foi implantado no ano de 2013 Seção de Atividades Técnicas do 7º Subgrupamento de Bombeiro Militar visando atender dentre outros, o Centro Comercial de Belém, considerados mais populosos da cidade de Belém, como Jurunas, Cremação, Terra Firme e Condor, sendo que este bairros possuem o maior número de residências do tipo palafitas, e do Bairro da Campina (Centro Comercial de Belém) com o maior número de lojas, formando a zona mais sensível de Belém.

2 – VISÃO

Ser uma unidade militar de referência nos serviços de busca, resgate, salvamento e extinção de incêndio pela excelência na prestação dos serviços.

3- MISSÃO

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, através do 21º Grupamento Bombeiro Militar (21º GBM), visa garantir segurança, proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem-estar da sociedade paraense.

Comandante: TEN CEL QOBM JORGE EDISIO DE CASTRO TEIXEIRA

Subcomandante: CAP ARTHUR ARTEAGA DURAENS VILACORTA