2° Grupamento de Busca e Salvamento (2ºGBS/GSE)

Histórico da unidade

O 2º Grupamento de Busca e Salvamento/Grupamento de Socorro de Emergência (2°GBS/GSE) foi criado através da Portaria 253, de 25 de abril de 2005. Inicialmente o mesmo foi conhecido, dentro do CBMPA, e fora deste, como Grupamento de Socorro de Emergência e Núcleo de Operações com Produtos Perigosos e Emergências Ambientais (GSE/NOPP).

Este Grupamento foi criado devido a necessidade de descentralizar os serviços Resgate e APH, objetivando diminuir o tempo-resposta das ocorrências, centralizando os mesmos em uma única unidade, a fim de gerenciar os serviços de urgência e emergência devido ao aumento da população e a necessidade de ampliar a prestação dos referidos atendimentos realizados pelo CBMPA na área segurança pública.

O efetivo necessário para composição do grupamento foi deduzido do efetivo do quadro de bombeiros militares existentes na corporação, possuidores de cursos de graduação nas áreas de Medicina e Enfermagem; e especialização nas áreas de Emergências Médicas, Atendimento Pré-hospitalar e Resgate, Emergências Ambientais, Operações com Produtos Perigosos e de Primeira Resposta aos Acidentes com Produtos Perigosos.

No ato de criação do GSE/NOPP, o qual veio substituir o SARE (Serviço de Atendimento de Resgate e Emegência) os militares que faziam parte deste efetivo e que já  executavam o serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) nas viaturas de RESGATE das UBM’S do CBMPA, tiveram vínculo administrativo e subordinação funcional ao GSE/NOPP, que teve como seu primeiro Comandante, à época, o Capitão QOBM OLÍMPIO AUGUSTO COELHO DE OLIVEIRA, que definiu as novas atribuições dos serviços e protocolos de atendimento da nova UBM. Igualmente, todas as viaturas de Emergência Pré-Hospitalar, foram transferidas para o GSE/NOPP, que por sua vez, também ficou responsável administrativo e operacionalmente por cada uma delas, as quais foram distribuídas de acordo com as necessidades de cada circunscrição operacional das Unidades, levando-se em consideração ainda, as decisões e o entendimento do Comandante Geral do CBMPA.

Um dos fatos mais importantes que ensejaram a criação do GSE/NOPP foi à grande quantidade de chamadas de socorro de emergência registradas pelo Centro Integrado de Operações (CIOP), o que importou no aumento significativo na demanda das intervenções, tendo como consequência, portanto, uma sobrecarga no sistema de APH e RESGATE, o qual precisava ser reformulado para que fosse garantida a qualidade do serviço prestado pela Corporação.

Dentre as missões que foram delegadas para o GSE/NOPP priorizava-se a de promover o Atendimento de APH visando o suporte básico de vida com ações não invasivas,  obedecendo aos padrões de capacitação e atuação, sendo os operadores de APH, reconhecidos pelo gestor público da saúde para o desempenho destas atividades, em serviços normatizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de acorodo com as diretrizes das Portaria nº 2048 do Ministério da Saúde.

O referido serviço atualmente é coordenado e orientado pelo Centro Integrado de Operações (CIOP). No ano de 2007 a nomenclatura de GSE/NOPP é modificado para 2º GBS/GSE (2° Grupamento de Busca e Salvamento/ Grupamento de Socorro de Emergência), que atualmente está localizado na R. João Diogo, 236, bairro da Campina (antigo Comando Geral do CBMPA), e conforme a Norma dos Serviços Administrativos, Prevencionais e Operacionais (NSAPO),  tem a incumbência além das atividades de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar, gerenciar, buscar parceria, convênio, recurso, planejamento de condições de trabalho, atendimento e ainda formação com treinamento dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará.

Comandante:TEN CEL Marcus Fabiano da Costa Sarquis

Subcomandante: CAP QOBM ELILDO ANDRADE FERREIRA