1º Grupamento de Proteção Ambiental (1° GPA)

3. Unidades
  5. 1º Grupamento de Proteção Ambiental (1°...

Histórico da unidade

Em Paragominas, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar é denominado de 1o Grupamento de Proteção Ambiental e foi inaugurado no dia 18 de agosto de 2001.
No início contou com o apoio de militares oriundos do quartel de Castanhal, que não mediram esforços para compor o efetivo de Paragominas.
O 1o GPA atualmente é composto por 43 Bombeiros Militares distribuídos da seguinte forma: 04 (quatro) Oficiais entre Majores (02) e Tenentes (02 – QOABM e QOBM), e 39 (Trinta e nove) Praças entre Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados.
A sua área de atuação tem circunscrição sobre os municípios de Paragominas, Aurora do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará e Ulianópolis, fazendo parte da 7a Região Integrada de Segurança Pública – RISP e 7a Regiões Integradas de Bombeiro – RIB, a 7a Região do Capim, para efeito da atuação operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, conforme Decreto no 1.052, de 23 de setembro de 2020 – NSAPO.
O Corpo de Bombeiros Militar de Paragominas está sempre pronto para atender a população dia e noite e o seu lema é: “VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS A SALVAR”.

Comandante: MAJ QOBM Jorge Cirilo Oliveira Souza.

Subcomandante: 2º TEN QABM Rômulo de Oliveira Pinto.

Contatos da unidade

Endereço: R. Niterói, s/n – Bela Vista, Paragominas – PA, 68627-000